Previsão para Quinta-feira
19 ABR 2024
Imagens da Central de Monitoramento ajudaram em investigação que prendeu 3 suspeitos de homicídio
Para delegado responsável pelo caso, imagens das câmeras são de “suma importância para a segurança do município”
Operação realizada na manhã de segunda-feira, 15, em ação conjunta da Polícia Civil de São Pedro e Charqueada, Polícia Militar de Sao Pedro, Guarda Civil Municipal de São Pedro e Força Tática de Piracicaba, resultou na prisão de três homens acusados de envolvimento na morte de um homem em uma estrada vicinal de São Pedro. O crime ocorreu no dia 26 de março e as imagens da Central de Monitoramento da Prefeitura de São Pedro fornecidas à polícia para investigar o caso foram fundamentais.

“As imagens foram indispensáveis e ajudaram muito”, conta o delegado responsável pelo caso, Airton Jaguanharo Correa. Ele relata que após a localização do corpo e o laudo do IML apontar vestígios de atropelamento, as câmeras foram fundamentais para identificar os veículos dos suspeitos.

“As câmeras são de suma importância para a segurança do município pois podem, em um primeiro momento, não inibir o delito, mas depois auxiliam na identificação dos autores, podendo resultar na prisão deles”, pontuou o delegado.

Segundo a apuração feita pela polícia, os suspeitos teriam passado com o carro sobre o corpo da vítima. De acordo com a investigação, o ato teria sido motivado por uma brincadeira de cunho sexual que a vítima teria feito com a mulher de um dos detidos.

O delegado pediu a prisão temporária dos três e mandados de buscas em suas residências. O reforço no policiamento para a ação se deu devido ao grau de periculosidade do trio, que foi levado para Piracicaba.

A prisão temporária tem prazo de até 30 dias. Antes do fim do prazo, o delegado pode solicitar a prorrogação, por mais 30 dias, ou a preventiva. Caso seja decretada prisão preventiva, os três ficam presos até o julgamento.

ROTINA – As imagens da Central de Monitoramento já ajudaram em inúmeras investigações, desde ações relativamente simples até crimes como homicídio. Quando o delito é flagrado no momento em que está acontecendo, a Central entra em contato com as polícias e no caso de ter alguma informação sobre delitos ocorridos, as buscas por imagens acontecem a partir de várias informações. Quando são localizadas imagens que podem contribuir para apuração dos fatos, são repassadas para a Polícia Civil, responsáveis pela investigação.