Previsão para Sábado
28 FEV 2024
OBRAS PÚBLICAS
Viveiro Municipal de Mudas será inaugurado neste sábado
Capacidade de produção inicial será de 30 mil mudas para restauração florestal e outras 1.000 para plantio em calçadas
Mais do que um “berçário” de árvores, o Viveiro Municipal Antonio Rodrigues Romero, que será inaugurado às 9h do dia 2 de março, sábado, como parte das comemorações de 143 anos de São Pedro, vai garantir muitos benefícios ambientais para a cidade.

Maior resiliência climática; garantia de produção de água pela restauração das áreas de preservação hídrica; ruas mais arborizadas, sombreadas e coloridas; mais lares para fauna urbana e silvestre; e captura, pelas árvores, de gases de efeito estufa da atmosfera são alguns dos serviços ecossistêmicos a serem prestados.

Com capacidade inicial de produção de 30 mil mudas por ano para restauração florestal - onde haverá recuperação de nascentes, de beira de rios e outras áreas de preservação permanente  - e outras 1.000 mudas ano para arborização urbana - para plantios em calçadas e quintais residenciais; o Viveiro localizado na avenida Paschoal Antonelli conta com estufa de 160 metros quadrados, sistema de irrigação automatizado para fertirrigação e 234 metros quadrados de bancadas que serão suporte para os primeiros meses de vida das milhares de mudas antes da expedição.

O espaço tem também uma central administrativa com sala climatizada para armazenamento e tratamento de sementes e atendimento aos munícipes.

“O Viveiro Municipal é um equipamento público que apoiará o cumprimento das diretrizes do Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado - incluindo as metas para restauração emergencial das áreas de preservação hídrica - e do Plano Municipal de Arborização Urbana. Temos metas auspiciosas e o viveiro vai garantir o fornecimento de um dos principais insumos para o cumprimento delas, que são as mudas”, destaca o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.

Planejado com muito critério técnico, as mudas terão, além de uma ótima infraestrutura, insumos da melhor qualidade para garantir o ágil crescimento e qualidade das mudas. “Visitamos, nos últimos dois anos, 5 viveiros referência no Brasil. O nosso, foi estruturado com capacidade técnica de entregar resultados tão bons quanto eles”, complementa o coordenador.

RECUPERAÇÃO -  A produção do viveiro terá capacidade para restaurar aproximadamente 20 hectares por ano. Somadas às parcerias realizadas com entidades como o Corredor Caipira e Eixo, e outras fontes de financiamento privado, a capacidade de recuperação ultrapassa os 100 hectares, dependendo, neste momento, da anuência de proprietários rurais.

Para conseguir potencializar o plantio nestas áreas de preservação, a Coordenadoria tem um trabalho contínuo de captação de áreas restauráveis e possíveis interessados no plantio.

PLANOS – Além da inauguração do Viveiro serão apresentados no sábado os Planos Municipais  de Arborização Urbana, Educação Ambiental,  Mata Atlântica e Cerrado  e Restauração das Áreas de Preservação Hídrica.

MEDALHA DE MÉRITO AMBIENTAL - outra atividade programada é a entrega dos diplomas e medalhas de mérito ambiental “Maria Angélica Manfrinato” para pessoas que tem atuação destacada nesta área. Serão homenageados Rita Prado, Haroldo Botta, Daniela Vicente Veras, Edilene Cristiani Leonardi,Sandro do Nascimento Barbosa, Fernando Nicolau, Laércio Bomtorin, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, Edson José Vidal da Silva, Francisca Barreto, Vânia Galindo Massabni, Sheila Fernandez de Almeida Classere, Ademir de Lucas, Antonio Marcos Zenaro, Vanderleia Aparecida Veronese e Valter Coelho Prates, Fernando Paula da Motta e a Tribo de Gaia e Gabriele Braun.

Parceria com a Eixo garante 5.000 mudas

Parceria de cooperação técnica estabelecida entre a concessionária Eixo SP e a Prefeitura de São Pedro com objetivo de apoiar ações de reflorestamento das matas nativas dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado na região vai garantir o fornecimento de 5.000 mudas pela concessionária para dar início às atividades do viveiro municipal. Em contrapartida, o viveiro municipal servirá como suporte ao programa de resgate da flora, a ser realizado durante as obras de duplicação da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre os municípios de São Pedro e Santa Maria da Serra.

O programa de resgate da flora envolve a supervisão técnica especializada para identificar e selecionar as espécies florestais a serem resgatadas durante as obras de duplicação da rodovia, abrangendo sementes, epífitas, mudas, bromélias, orquídeas e outras, com prioridade para aquelas com maior vulnerabilidade.

Além do programa de resgate da flora, as obras de duplicação vão incluir programas para controle da erosão, gerenciamento de resíduos, resgate da fauna doméstica e silvestre, entre outros. Adicionalmente, está previsto a restauração de 87,79 hectares de mata nativa como compensação pelas intervenções das obras.