Previsão para Domingo
15 JAN 2024
Prefeito Thiago Silva e vereador Luciano unem esforços pela redução do abandono de animais
Foto Noticia Principal Grande
Prefeito Thiago Silva e vereador Doutor Luciano debatem a "guarda responsável" de animais
Segundo o parlamentar, médico veterinário e defensor da causa animal, o município de São Pedro vem registrando um número crescente de abandono de animais pelas ruas da cidade, incluindo os de grande porte, como equinos, bovinos e caprinos. Na reunião com o prefeito foi debatida uma campanha de conscientização da população sobre guarda responsável.
Na última semana, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, recebeu em seu gabinete a visita do vereador Luciano Mazzonetto (Dr. Luciano Veterinário). Em discussão, o fortalecimento de medidas e iniciativas em prol da saúde e bem-estar dos animais.

Segundo o parlamentar, muito conhecido por sua atuação como médico veterinário e defensor da causa animal, o município vem registrando um número crescente de abandono de animais pelas ruas da cidade, incluindo os de grande porte, como equinos, bovinos e caprinos.

“O abandono de animais em vias públicas, além de cruel e desumano, também representa um risco aos motoristas, principalmente os animais de grande porte”, disse o parlamentar, que destacou que a conduta está tipificada como crime na Constituição Federal e na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Guarda Responsável

Na reunião com o prefeito foi debatida uma campanha de conscientização da população sobre guarda responsável. A guarda responsável consiste em medidas básicas que devem ser seguidas pela família ou responsável que decide ter um animal de estimação ou de trabalho. A prática da guarda responsável implica o comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, bem como a segurança e o bem-estar do bicho.

“Foi um diálogo muito produtivo no qual o vereador, com toda sua experiência e conhecimento técnico, nos trouxe informações importantes para a realização de campanhas informativas que ajudem a conscientizar a população no cuidado e zelo com os animais”, disse o prefeito. “Os animais também sentem dor, solidão, fome e frio e merecem nosso respeito”, acrescentou.