Previsão para Terça-feira
06 OUT 2023
Espetáculo teatral traz o silêncio para discutir as relações humanas
Narrativa estabelece relação entre passividade e relações abusivas
Apresentada pela Cia. Pé de Vento, a peça “Vaca Amarela” vale-se de uma brincadeira infantil para estabelecer uma curiosa e muito bem humorada reflexão entre a passividade e as relações abusivas
Em um espetáculo teatral cujo nome evoca uma conhecida brincadeira infantil do folclore brasileiro, a peça “Vaca Amarela” poderia ser simplesmente uma história a respeito do poder do silêncio e sobre sua capacidade de expressar tanta coisa sem a emissão de um único som. Mas o roteiro resolve ir além e, por meio de uma narrativa tragicômica e caricata, típica do gênero teatral “Farsa”, estabelece uma curiosa relação entre a passividade e as relações abusivas.

A montagem é da “Companhia Pé de Vento”, da Coordenadoria de Cultura de São Pedro, e o texto de autoria de Carla Cajado, com adaptação coletiva da peça “Os Dois Turrões”. O espetáculo marcou o encerramento da programação da 70ª Semana Cultural Gustavo Teixeira, no sábado, 30, no Espaço Artístico “Clarice Zezza Matarazzo”.

Ambientado em uma singela e humilde residência de São Pedro, a peça conta a história de José e Maria, um casal turrão que vive em pé de guerra. Para eles, teimosos inveterados, qualquer coisa vira motivo de briga, até mesmo uma simples porta aberta. Num determinado momento, para resolver a contenda, ambos decidem fazer uma aposta: quem falar ou se levantar da cadeira primeiro terá de fechar a porta.

O que se vê a partir daí é uma sequência de relações de desequilíbrio, com comportamentos que provocam sensações de mal-estar, sofrimento, tristeza e humilhação nos silentes e resignados protagonistas. Conduzidos, de forma cômica e caricata, por personagens exóticos: um vizinho folgado, um casal de digital influencers, um agente do IBGE, um andarilho pagador de promessas e até chapeuzinho vermelho. Cada um, a seu modo, valendo-se do silêncio e da inércia dos protagonistas para tirar algum proveito. E arrancar boas gargalhadas da plateia.

Por fim, acontece um fato capaz de romper o silêncio dos protagonistas e encerrar a brincadeira. E a peça também se encerra deixando uma pergunta no ar: a porta, enfim, foi ou não fechada?

O elenco da peça é formado por Telu de Paula (José), Carol Santis (Maria), Kaiú Espíndola (Chico), Everton Aragão (Hugo e Damião), Myrella Duarte (Veruska), Lia Farah Rossi (Valdira) e Yasmin Kotlarenko (Chapeuzinho Vermelho). O roteiro, direção, cenografia e sonoplastia são de Carla Cajado.