Ir para o conteúdo

Município de São Pedro - SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Previsão para Terça-feira
31° 18°
Município de São Pedro - SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
05
05 OUT 2023
SAÚDE
971 visualizações
Uso robusto de tecnologia na Saúde de São Pedro impacta na melhoria de serviços ao cidadão
enviar para um amigo
receba notícias
Com melhoria na gestão, transparência e acessibilidade, o município de São Pedro garante recursos federais sob demanda e a qualidade nos serviços de saúde prestados ao cidadão, que agora também pode acessar serviços e agendar consultas pelo celular
Muito se fala sobre o uso maciço de tecnologia de ponta na medicina, principalmente em diagnósticos e tratamentos. Entretanto, os avanços ocorridos nos últimos anos alteraram, também, a forma de se fazer a gestão da saúde.

Graças à implantação de um avançado modelo de governança da saúde pública, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, está se tornando referência no Estado de São Paulo. O sistema tem na transparência, gestão e acessibilidade seu tripé de sustentação.

Para garantir acessibilidade e agilizar o atendimento médico nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde disponibiliza o aplicativo Mais Saúde Cidadão. Por intermédio dele, os usuários do SUS conseguem agendar consultas na sua unidade de referência. Tudo de maneira bem rápida e prática, bastando para isso estar com o cadastro em dia. Até o momento, foram cerca de 300 consultas agendadas pelo celular.

O cadastro é realizado e periodicamente atualizado, de casa em casa, de porta em porta, por uma equipe de 70 agentes comunitários de saúde (ACSs), que percorre diariamente as ruas de São Pedro, munidos de tablets de última geração, conectados à internet, com chips de identificação e um software de geolocalização com mapas de percurso e rotas. Embarcados nesses dispositivos, uma solução que integra a Secretaria de Saúde com toda a rede de Atenção Básica e gerencia mais de 30 mil cadastros.

A tecnologia embarcada facilita o processo de acompanhamento dos pacientes e de estabelecimento de vínculo dos usuários com a unidade de referência, contribuindo para entender e atender as necessidades de cada estabelecimento da rede e fortalecendo a atenção básica e as políticas de prevenção e combate de doenças.

“O sistema é capaz de proporcionar, em tempo real e por meio de uma representação infográfica na tela do computador, a localização exata de cada agente de saúde, com dados atualizados das visitas realizadas e cadastros efetivados”, explicou o secretário de Saúde, Leandro Carneiro Sanches, que destaca, ainda, a implantação de um Departamento de Tecnologia de Informação no prédio da secretaria, com profissionais de TI dedicados e especializados na gestão e processamento de dados de saúde.

GESTÃO
Na parte administrativa, o sistema gerencia 100% das unidades de saúde (UBS, UPA, ESF, CAPS e farmácias), com informações sobre agendamentos, marcação de exames, demanda de medicamentos e de consultas, fila de espera, entre outros serviços. Como resultado disso, processos otimizados e informações integradas e transferidas automaticamente ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O sistema está viabilizando um projeto piloto na Unidade Mista Integrada de Saúde (UMIS), que em breve será estendido para beneficiar os usuários de todas as unidades de saúde.

“Até então, muitos atendimentos ocorriam por ordem de chegada, o que gerava longos períodos de espera. Com o novo modelo por hora marcada, agregamos agilidade no fluxo de atendimento, o que impacta diretamente na melhora da gestão e do nível de satisfação dos usuários”, celebrou o coordenador da UMIS, Nilson Marchezi.

O sistema facilita o trabalho do profissional de saúde, principal responsável pela determinação da prioridade de atendimento, que se utiliza de critérios de classificação de risco ou se um determinado exame requerido é de rotina ou de diagnóstico para algum tratamento.

GLOSAS
A tecnologia utilizada pela Secretaria da Saúde auxilia os gestores na atualização das informações da rede municipal, evitando as temidas “glosas”, que são os ajustes na cobrança resultantes das divergências nas informações de serviços prestados. Esses dados são enviados cotidianamente pelos profissionais de saúde ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

“Qualquer inconsistência nos dados, seja na dispensação de medicamentos, na demanda de serviços ou até no credenciamento dos servidores, causa problemas de repasses do SUS. Em São Pedro, graças a um moderno sistema de inteligência de gestão e uma equipe administrativa muito bem qualificada, conseguimos manter essas informações sempre em dia, evitando as glosas e garantindo o correto e crescente repasse das verbas federais ao município”, acrescenta o secretário, Leandro Carneiro Sanches.

TRANSPARÊNCIA
O Portal Saúde Transparente (https://saopedro-saude.ids.inf.br/saopedro/saudetransparente/) disponibiliza ao cidadão a possibilidade de monitorar e fiscalizar os dados e indicadores dos serviços oferecidos em cada estabelecimento da rede municipal de saúde, como o número de consultas e procedimentos realizados, vacinas, exames, atendimentos farmacêuticos e diagnósticos.
 
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia