Previsão para Segunda-feira
16 SET 2023
Secretaria de Saúde faz mudanças para melhorar fluxo de atendimento
A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro fez mudanças no agendamento de consulta das unidades de saúde para melhorar e agilizar o fluxo de atendimento dos pacientes.  Agora, os atendimentos acontecem com hora marcada e a recomendação é para que os usuários do SUS cheguem aos locais da consulta com meia hora de antecedência.

Antes da mudança, muitos atendimentos aconteciam por ordem de chegada, característica que gerava longos períodos de espera. “A mudança atende também a uma solicitação do Conselho Municipal de Saúde”, conta o coordenador da Atenção Básica, Nilson Marchezi. A mudança começou a ser implantada na Umis, que vai servir de piloto até a implantação em todas as unidades de saúde.

O agendamento com horário marcado não foi a única mudança no atendimento da saúde em São Pedro.  Usuários do SUS que estão com o cadastro feito pelos agentes comunitários de saúde em dia conseguem marcar consultas pelo aplicativo Mais Saúde Cidadão, que pode ser usado em celulares e todas as unidades estão com o sistema de senha eletrônica, outra medida adotada para agilizar o atendimento.

AGILIDADE – Priscila Silva Reis levou o pai Benedito dos Reis, 76,para atendimento com ortopedista na Umis na sexta-feira, 15.  “O atendimento foi bem ágil. Chegamos e depois de uns 10 minutos já fomos atendidos”, disse. Ela sugere que as mudanças sejam feitas também para agilizar a marcação de consultas, item que já está no planejamento da Secretaria.

No período de 12 meses entre 1 de agosto de 2022 e 2023, foram realizados na rede municipal de Saúde de São Pedro 188.296 atendimentos em 39 especialidades. Neste período, o maior número  de atendimentos – 46.428  - foi realizado na Umis, seguido pela UBS São Dimas, com 27.785 registros de atendimento; CER (Centro  Especializado de Reabilitação), com 26.166 atendimentos e UBS Dorothea, com 15.326.

Entre as especialidades atendidas estão hematologia, urologia, clínica-geral, cirurgia vascular, pneumologia, oftalmologia, gastroenterologia, neurocirugia, otorrinolaringologia,  reumatologia, neurologia pediátrica, cardiologia, ginecologia e obstetrícias, ortopedia, traumatologia, dermatologia, psiquiatria e pediatria.

A média de exames realizados por mês é de 2.295 e a de usuários atendidos nas farmácias municipais é de 9.155.