Previsão para Domingo
15 SET 2023
Música marca a abertura da 70ª edição da Semana Gustavo Teixeira
Coral Municipal “Dorothéa Bená Ghirotti” e Banda Ária apresentaram-se no evento que abriu oficialmente a semana que celebra o poeta são-pedrense
Com repertório que incluiu as músicas A Conquista do Paraíso, de Vangelis; Ouve o silêncio, de Cláudio Santoro; Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga; Fiz da Vida uma Canção, de Waldemar Henrique e Pompa e Circunstância, de Edgar Elga, a apresentação do Coral “Dorothéa Bená Ghirotti”, formado por 30 integrantes, marcou oficialmente, no dia 14, o início da 70ª edição da Semana Cultural Gustavo Teixeira, um dos eventos mais tradicionais da cultura são-pedrense.

As canções solos foram apresentadas pelas sopranos Ana Áurea Haafeld, Rosa Maria Migatta e pelo tenor Genival Silva, que também é o maestro do coral que foi reativado este ano, após 20 anos. A apresentação teve ainda as participações especiais de um quarteto de sopros, sob a orientação do maestro Jessé Francisco, da banda Municipal de São Pedro e da bailarina Letícia Landahl.

“Essa é uma noite de gala”, definiu Pedro Aguiar, um dos integrantes do coral que leva o nome da sua avó, responsável pela fala inicial que antecedeu a apresentação.

O coordenador de Cultura Ivan Teixeira destacou a importância de um evento com as características da Semana Gustavo Teixeira completar 70 anos. “É um evento cultural muito importante, que passa de geração em geração. Agradeço a minha equipe, aos secretários municipais e parceiros por auxiliarem nesta empreitada e ao prefeito Thiago Silva pela oportunidade de realizar este evento que vai proporcionar acesso a diversas formas de cultura”, disse.

Além do coral, a noite de abertura também contou com a apresentação da banda Ária e em outro local, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo, foi realizada a palestra “Quem cuida merece cuidado”, com a médica da família Rebecca Almeida, da Clínica Plenitude. Foram abordados temas como importância do autocuidado para cuidadores, desafios dos cuidadores, importância do suporte e da rede de apoio, gerenciamento do estresse, entre outros.

AGENDA - A programação da Semana Cultural segue até o dia 30, com música, dança, teatro, literatura e claro, poesia.

No sábado, dia 16, a programação é de intervenção poética pelas ruas do comércio de São Pedro a partir das 9h. Também no sábado, às 15h, acontece o Café Musical La Primavera, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo.

Para o dia 17 estão programados Oficina experimental de Dança Circular com Andrea Paternost, às 9h, no Espaço Artístico; Oficina Remontando o poeta, às 9h30, na praça José Benedito Cadenasse, no bairro Theodoro de Souza Barros e  às 14h30 na praça Jorge Guarda, no São Dimas.

Os Concursos de Poesias Declamadas e autorais, que em 2023 receberam 367 inscrições, serão realizados nesta edição em datas diferentes: no dia 20 acontece a final do Concurso de Poesias Inéditas  e no dia 21, a de Poesias Declamadas, ambas no Centro de Convenções Jacintho José Fávaro e com apresentação da Academia Galpão.

A semana criada em 1953 para homenagear o poeta são-pedrense conhecido como Poeta das Rosas e eleito para a Academia Paulista de Letras em 1937 também terá atrações como apresentação da peça teatral “Alice Fora da Caixa”, em parceria com o Sesc Piracicaba,  plantio de rosas na Praça do Fórum, Rota Literária nas linhas das poesias de Gustavo, com Giane Adorno e o 1º Show de Talentos.

Outra novidade deste ano é a elaboração de uma medalha alusiva aos 70 anos da Semana Cultural.

A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura de São Pedro.