Previsão para Quinta-feira
19 MAI 2023
Região central de São Pedro vai ter agentes comunitários de saúde
Agentes que vão atuar na região central fizeram curso
A equipe de agentes comunitários de saúde da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro ganhou mais 11 integrantes. Este grupo, que vai se integrar aos 56 atualmente em ação nas outras Unidades Básicas de Saúde, vai atuar na região central da cidade e atender moradores que tem a UMIS como unidade básica de referência. Será a primeira vez que esta região tem agentes comunitários.

O principal objetivo com a atuação dos agentes comunitários é reforçar a atenção básica na rede municipal de saúde. “Os agentes são os olhos e ouvidos  da Equipe de Saúde da Família. A principal função deles é criar o vínculo entre os usuários e a unidade de saúde e isso ajuda a entender e a atender  às necessidades de cada local”, explica o secretário de Saúde, Leandro Carneiro Sanches.

Entre as funções dos agentes estão visita às casas e cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde. “É importante que as pessoas recebam bem os agentes, que estão identificados com uniformes e crachás”, destaca o secretário de saúde.

Os agentes, que foram selecionados após processo seletivo realizado pela Prefeitura de São Pedro, estão fazendo curso de qualificação com foco na atenção primária à saúde e em diretrizes técnicas para o trabalho.
Desde o início da contratação dos agentes, que agora vão somar 68, o prefeito Thiago Silva destacou a importância do trabalho realizado por este grupo. “Eles contribuem muito com o atendimento humanizado. São, muitas vezes, o primeiro contato do morador com a unidade de saúde e por isso o trabalho é tão importante”.

O bom trabalho realizado pelos agentes de saúde garantiu a São Pedro mais verbas para a contratação de novos agentes. Portaria do Ministério da Saúde de 5 de abril de 2023 estabelece o credenciamento de mais 36 agentes comunitários de saúde. Quando todos forem contratados , São Pedro terá 74.

Na rotina de trabalho, os agentes verificam as condições de saúde, acompanham pessoas diagnosticadas com doenças crônicas, acamados ou com algum tipo de deficiência. Pacientes com maior vulnerabilidade social também recebem atenção especial da Equipe de Saúde da Família.

Os dados levantados pelas equipes são usados para planejamento de ações voltadas para o público atendido. São também os agentes que podem acionar as visitas domiciliares de médicos, especialmente para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção que precisam de tratamentos específicos.

MAIS COBERTURA – Desde a primeira contratação dos agentes, a cobertura na atenção básica em São Pedro cresceu. Na UBS do São Dimas, por exemplo, o número de agentes  aumentou 80%, passando de 10 para 18 agentes. Na UBS Nova São Pedro, o crescimento é de 200%, com a contratação de 6 agentes, mesmo número de agentes contratados para as unidades de saúde nos bairros Dorothea, Alpes, Bela São Pedro e São Francisco. As unidades Santo Antônio e Primavera, que estavam sem agentes de saúde, vão passar a contar com 4. O mesmo acontece na UMIS, que não tinha nenhum agente e passará a contar com 11 agentes.

A contratação dos agentes faz parte da política de descentralização do atendimento da saúde, iniciada em 2013. Desde então São Pedro ganhou 5 unidades básicas de saúde, nos bairros Nova São Pedro, São Francisco, Primavera, Bela São Pedro e Dorothea, além das unidades especializadas como o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e a reforma e ampliação das unidades existentes.