Previsão para Terça-feira
13 ABR 2023
Empresa particular, botão de pânico e disque-denúncia: Prefeitura de São Pedro anuncia novas medidas de segurança nas escolas
Ações fazem parte de um amplo pacote de segurança que se estende a toda a rede municipal e estadual de São Pedro e visa tranquilizar ainda mais a comunidade escolar
A Prefeitura de São Pedro anunciou, nesta quinta-feira (13), a contratação de empresa especializada em segurança, com profissionais desarmados, que prestarão serviços de vigilância, controle de acesso e outras atividades de prevenção a situações de risco. A medida reforça o pacote de ações voltados a segurança nas escolas que incluem a criação do botão de pânico, de um canal de denúncia via WhatsApp, controle de acesso às escolas, reforço nas rondas escolares, além de uso de correntes e cadeados nos portões das escolas.  O objetivo das medidas é tentar frear a escalada de pânico provocada por ameaças de ataque a escolas de todo o país que circulam na internet e, assim, tranquilizar os professores, funcionários, pais e alunos.

Segundo o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, o trabalho da empresa particular reforçará ainda mais a segurança nas escolas municipais e estaduais, pois se somará ao serviço de ronda dos agentes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, que se revezam diariamente para atender todos os 26 estabelecimentos de ensino durante os dias letivos.

“Além disso, a presença desses profissionais capacitados e treinados contribuirá para a prevenção de conflitos e promoção de um ambiente escolar mais tranquilo e seguro para todos”, disse o chefe do Executivo municipal.

Botão de pânico
O botão de pânico já encontra-se em fase de piloto, sendo testado em três escolas municipais, e em breve estará disponível em todos os estabelecimentos de ensino de São Pedro. Trata-se de um dispositivo que, ao ser acionado, envia uma mensagem e um sinal sonoro de emergência para a central de monitoramento e para a Guarda Civil Municipal avisando que algo perigoso está acontecendo. Ao pressioná-lo, o botão não emite nenhum tipo de som no local de origem, o que preserva a integridade física da pessoa que o acionou.

Disque-Denúncia
A Prefeitura também disponibilizou o Disque-Denúncia, novo canal da Secretaria de Educação exclusivo para informações de delitos e formas de violência ocorridas nos estabelecimentos de ensino. O serviço já está ativo e pode ser acessado pelo aplicativo WhatsApp no telefone (19) 97124-7340 (link), com absoluta garantia de anonimato do denunciante. As denúncias também podem ser encaminhadas para a Polícia Militar, pelo 190, ou a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.

Ações existentes
Essas ações fazem parte de um amplo pacote de medidas de segurança que já estão em prática no município. Entre elas, o monitoramento por câmeras de segurança em toda a rede, durante 24 horas diárias, e o controle rígido de acesso às unidades de ensino, que dispõem de trancas, cadeados, campainhas e interfones. As escolas também contam com monitores uniformizados para garantir mais segurança na entrada e saída dos alunos. Além disso, já está em curso a elaboração de um minucioso laudo de segurança estrutural de cada uma das escolas e creches e a adoção de um protocolo de emergência cuja finalidade é minimizar e prevenir, o máximo possível, acidentes estruturais, pessoais e consequências de ocorrências excepcionais.

Na quarta-feira (12) aproximadamente 70 diretores e coordenadores dos  estabelecimentos de ensino da rede municipal e da rede estadual estiveram reunidos na Câmara para  receber da Polícia Militar um avançado treinamento sobre segurança reativa.
A Polícia Militar vai realizar este treinamento também nas unidades escolares do município.