Previsão para Sábado
12 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Diretores da rede municipal participam de treinamento sobre segurança nas escolas
Baseada nos mais avançados protocolos de segurança ativa do mundo, a capacitação será estendida a todos os 22 estabelecimentos de ensino de São Pedro

Aproximadamente 70 diretores e coordenadores dos 22 estabelecimentos de ensino da rede municipal de ensino de São Pedro estiveram reunidos na Câmara Municipal nesta quarta-feira (12), para participar de um treinamento da Polícia Militar sobre segurança reativa nas escolas. Eles atenderam uma convocação da Prefeitura de São Pedro, que deu início a um processo contínuo de capacitação na rede escolar baseada nos mais avançados procedimentos de segurança ativa do mundo.

O treinamento foi ministrado pelo Cabo Alexandre dos Santos Ribeiro, que fez treinamento no BAEP – Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar de Piracicaba e integra a 3ª Companhia da Polícia Militar em São Pedro.

Entre outras coisas, os gestores aprenderam como reagir de maneira rápida e eficiente em situações inesperadas de agressões e ataques de modo a garantir o máximo de segurança aos alunos e funcionários. Planos de fuga, evacuação, protocolos adotados pelas autoridades policiais de países com grande índice desse tipo de ocorrência, como os Estados Unidos. Fake news e outras questões preventivas também foram discutidas.

Comunicado da tenente-coronel Silvia Andréia Mantoani, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), destaca que informações falsas de ataques e assuntos relacionados causam um grande mal a todos, gerando o deslocamento desnecessário de policiais até o local e, principalmente, pânico entre pais e alunos.

“Nossa recomendação é que as pessoas, ao receber mensagem dessa natureza, não a dissemine sem antes informar a Polícia Militar, que fará a investigação e apuração da veracidade. E nunca, de forma alguma, viralizar nas redes sociais ou grupos de mensagem”.

O Dirigente Regional de Ensino, Fábio Negreiros, que participou da palestra, ratificou as palavras da comandante Mantoani e exaltou a importância do treinamento da Polícia Militar.

“Estamos vivendo um momento particularmente conturbado e, nesses momentos, a informação é a melhor solução. Temos de trazê-la de forma segura, de fontes confiáveis e a partir da experiência que a nossa Polícia Militar angariou ao longo de décadas para os dirigentes escolares. Isso trará mais segurança e, principalmente, garantirá que nossos alunos possam frequentar nossas escolas, que são seguras, de forma tranquila para os pais”, disse.

O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, também marcou presença na Câmara Municipal e solicitou à Polícia Militar que ministre o treinamento em todos os estabelecimentos de ensino da cidade. A professora Ângela Maria Bego, diretora da EMEB “Gustavo Teixeira”, é uma das que pretendem disseminar o conteúdo junto aos funcionários da escola.

“São procedimentos muito importantes nós, professores, diretores e profissionais da educação, em geral. A gente nunca sabe se vai precisar, mas é bom se precaver em caso de necessidade”, disse.