A abertura do ano legislativo da Câmara Municipal foi marcada pelo pronunciamento do prefeito de São Pedro, Thiago Silva, e o balanço das principais ações da gestão municipal e os novos investimentos para 2026.
Durante a sessão realizada na Câmara de Vereadores na última quarta-feira, 18, o prefeito destacou as obras já entregues à população, em andamento e em fase de projeto, que serão executadas ao longo do ano.
O chefe do Executivo reforçou o compromisso da administração com o desenvolvimento urbano e rural, a melhoria dos serviços públicos e a qualidade de vida da população.
Entre as obras citadas já concluídas estão o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que será inaugurado no próximo sábado, 21, às 10h, no bairro Portal das Flores, ao lado do Corpo de Bombeiros. Viabilizado a partir de um convênio entre estado e município, o CREAS garantirá um atendimento voltado aos casos graves e complexos, que envolvem a ameaça ou violação de direitos, com apoio, orientação e acompanhamento especializado e multidisciplinar e indivíduos e famílias.
Ainda em seu discurso, o prefeito também antecipou que já foi emitida a ordem de serviço para o início da construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Rio Araquá
Em um dos mais significativos investimentos em infraestrutura hídrica dos últimos anos, o prefeito anunciou que em breve será lançado oficialmente a pedra fundamental que marcará o início das obras do novo sistema de captação de água no Ribeirão Araquá, projeto considerado essencial para garantir o abastecimento de água do município pelos próximos 30 anos.
A iniciativa, que deverá contar com recursos de financiamento via Programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, contempla a construção de um sistema completo de captação superficial no manancial Araquá, adutoras de água bruta, estações elevatórias e a ligação até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (SAAESP).
O projeto vem sendo discutido com prioridade na gestão municipal e aprovado pela Câmara de Vereadores como uma medida estratégica para enfrentar os desafios atuais de abastecimento e atender a demanda crescente da população.
“A captação de água no Araquá vai permitir 120 litros de águas por segundo e é apontada como solução técnica que amplia a oferta de água bruta para tratamento e distribuição, fortalecendo a segurança hídrica do município de forma sustentável”, disse.
Saúde
Na área da Saúde, o prefeito destacou a ampliação e reforma estrutural das UBSs São Francisco e Dorothea, com a construção, em cada unidade, de três novas salas médicas e da ampliação das salas dos agentes comunitários de saúde.
Na atenção especializada, a Unidade Mista Integrada de Saúde (UMIS) também passará por uma reforma estrutural e, com sua expansão, disponibilizará uma oferta ainda maior de serviços de especialidades médicas.
E o município também está prestes a iniciar um novo ciclo na saúde pública com a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Mariluz, que acontecerá em breve.
“A unidade já está na fase final de implantação e vem recebendo os equipamentos que irão possibilitar o início dos atendimentos especializados gratuitos pelo SUS”, disse o prefeito.
O novo espaço oferecerá serviços como cirurgias orais, próteses dentárias, tratamento de canal (endodontia) e diagnóstico precoce de câncer bucal, ampliando a rede de atendimento odontológico do município e garantindo assistência especializada à população.
Educação
Na Educação, cerca de R$ 1 milhão investidos nas obras de revitalização da EMEB Professora Sebastiana Élide Giocondo e da EMEB Professora Adriana Daniel, com trocas de piso por granilite, pintura interna e externa do prédio, adequação dos espaços internos e externos, troca de calhas, de forros e conserto do telhado. A escola Adriana Daniel também ganhará uma quadra de gramado sintético, com obra já em fase final.
Em fase de projeto, duas novas creches-escolas serão construídas em São Pedro, beneficiando diretamente as crianças de 0 a 3 anos dos bairros Horto Florestal e Monte Verde.
Também na área de Educação, já consta no cronograma de obras a ampliação e reforma estrutural da Cozinha-Piloto. Já foram adquiridos e chegaram quatro fornos combinados elétricos para as escolas da região urbana e outros três menores, para as escolas rurais.
Esportes e Lazer
Na área de Esportes e Lazer, muito em breve o município ganhará, nos bairros Botânico I, Botânico 100 e Altos do Botânico, duas novas praças, com ampla área verde, espaço com pista de caminhada e playground. As obras já estão em andamento graças a um convênio com o governo estadual, via Dadetur.
Com 100% de recursos municipais, as obras foram iniciadas neste mês e devem ser entregues pela Prefeitura em até 18 meses.
Também na área de Esportes, já está a todo vapor a construção da pista municipal de atletismo, no entorno do gramado do Estádio Municipal “Ferrúcio Feltrin” (São Pedrão). A pista conta com piso asfáltico, pintura especial e uma extensão de 360 metros, com cinco raias.
A pista beneficiará diretamente os atletas das turmas de treinamento da Secretaria de Esportes e Lazer e ficará aberta, também, aos munícipes para corrida e caminhada.
Segurança
Na Segurança, seguindo a política de fortalecimento dos serviços de segurança ao cidadão, a Prefeitura não para de ampliar sua frota.
Duas novas motocicletas foram adquiridas para a Guarda Civil Municipal, fortalecendo a atuação da corporação no policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e armado, e a proteção da população, bens, serviços e instalações do município.
Ao todo, somente em 2025, foram entregues 14 veículos zero km para as secretarias municipais.
Além das mais de 600 câmeras instaladas em prédios públicos e locais de grande circulação, São Pedro conta, agora, com outras 18 câmeras inteligentes, do tipo Dome, integradas com a Muralha Digital, do Governo de São Paulo.
Essas placas vão checar, por exemplo, as placas dos veículos que entrarem no nosso município, verificando se estão em situação irregular ou se são furtados, passando essas e outras informações, em tempo real, para a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil", disse o prefeito.
Pavimentação
O prefeito também destacou os mais de R$ 20 milhões investidos, nos últimos quatro anos, em obras de pavimentação, recapeamento, guias, calçadas nas áreas rurais, reforçando, também, o compromisso da prefeitura com os moradores dessas regiões.