A equipe de agentes de controle de endemias realizaram um mutirão em diversos pontos da cidade, intensificando as vistorias em cerca de 20 locais estratégicos, como borracharias, floriculturas, pontos de reciclagem e os dois cemitérios do município. Além da inspeção minuciosa, foram executadas a eliminação de criadouros e a aplicação de larvicida, quando necessário, com o objetivo de reduzir o risco de proliferação do mosquito.
Também foram vistoriados 40 imóveis especiais, entre escolas e unidades de saúde. Após a confirmação de que os locais estavam livres do Aedes aegypti, as equipes instalaram placas de “Imóvel Vistoriado”, sinalizando à população o compromisso contínuo da gestão municipal com a saúde preventiva.
As ações incluíram, ainda, o bloqueio contra criadouros no bairro Santa Mônica, onde 360 residências foram visitadas.
Paralelamente à ação de prevenção e combate, 18 agentes comunitários de saúde da UBS São Dimas desenvolveram atividades educativas nas Emebs Professora Adriana Daniel, Antônio Silva Benevides, Guido Dante, Professor João Baltieri e Maria Angelina Leão Ferreira dos Santos.
Com palestras animadas, histórias, jogos e apresentações teatrais, as crianças aprenderam sobre a importância de eliminar focos de água parada e contribuir na prevenção à dengue desde cedo.
A programação segue com novas ações nas áreas do Recanto das Águas, no próximo dia 17 de novembro, e no Jardim Botânico, no dia 18, reforçando o trabalho integrado de conscientização em toda a cidade.
“A luta contra a dengue é permanente. Mesmo com índices controlados, é fundamental manter a vigilância e a colaboração de toda a população. Cada morador é peça essencial para eliminar possíveis criadouros em casa”, destacou o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Pinto de Carvalho.









