O irmão de Severino, no entanto, não teve a mesma sorte. “Há cinco anos, perdi meu irmão para o câncer de próstata e, desde então, passei a realizar os exames de rotina todos os anos”, destacou.
Neste ano, há cinco meses, Severino procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para a realização do check-up anual. Na ocasião, ele foi atendido por um clínico geral, que solicitou os exames laboratoriais, incluindo o PSA, primeiro exame indicado para a detecção do câncer da doença.
O resultado indicou um nível de PSA (Antígeno Prostático Específico) de 19 ng/mL, considerado elevado, muito acima do valor de referência.
Diante disso, o médico, imediatamente, solicitou o exame de colonoscopia. À partir daí, Severino foi encaminhado ao Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba, onde foi submetido à cirurgia de retirada do tumor.
“Foi tudo muito rápido. Graças a Deus e à equipe médica que me atendeu, hoje eu estou curado. Se eu tivesse esperado, talvez não estivesse mais aqui”, relatou Severino, emocionado.
Segundo o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Marcelo Carvalho, o caso de Severino reforça a importância dos exames periódicos e do diagnóstico precoces. “O câncer de próstata, quando detectado no início, tem alta chance de cura. Por isso, é fundamental que os homens, principalmente a partir dos 50 anos, procurem as unidades de saúde para fazer seus exames”, alertou o secretário. “Por isso, ao longo de todo o mês de novembro, a Prefeitura de São Pedro seguirá intensificando as ações da campanha Novembro Azul, com atividades voltadas à saúde do homem, palestras, atendimentos e busca ativa para exames preventivos”.









