Outros 100 procedimentos estão agendados para os dias 13 e 14 de setembro. Ao todo, até o momento, 600 pacientes foram considerados aptos e também receberão suas próteses.
No último fim de semana o Centro de Saúde Bucal (CSB) viveu um momento histórico: pela primeira vez no município foram entregues e instaladas próteses dentárias (dentaduras) aos munícipes, todas 100% gratuitas.
Foram 100 próteses instaladas dias 30 e 31 de agosto, com outras 100 já agendadas para os dias 13 e 14 de setembro.
Uma experiência inédita em São Pedro, destacou o dentista André Juliano Berto Pinho, “uma experiência gratificante ver o brilho nos olhos e a alegria estampada no rosto dos pacientes que se viam no espelho após a instalação dos dentes e testemunhar a autoestima renascendo na vida das pessoas, tanto no âmbito da saúde quanto no social”.
O dentista destacou também os desafios da equipe na colocação das próteses em pacientes que sofreram a perda de todos os dentes e sem oclusão, ou seja, comprometimento não só dos dentes, mas também da referência da oclusão. Havendo também casos de pacientes com perdas ósseas importantes, que podem até causar problemas de ordem ortopédica, das articulações e musculares.
É o caso da são-pedrense Aparecida Terezinha Moraes Pereira. Com 75 anos, ela teve a primeira prótese colocada em Piracicaba, 18 anos atrás. “Gostei mais do atendimento em São Pedro. Aqui a prótese foi colocada do jeito certo”, elogiou.
Nascido em Garanhuns, João Francisco da Silva aplaudiu ainda mais os serviços de saúde que, no caso dele, não se limitou à questão bucal. “Além da prótese foi aqui que eu operei da catarata e da hérnia”, disse o pernambucano, de 76 anos, que mora há 10 anos em São Pedro. “Minha última prótese ficou folgada, meio amarelada. Essa aqui está perfeita”.
Além das colocações de próteses dentárias, também foram realizadas, nos dias 30 e 31 de agosto, 50 sessões de moldagem e outras etapas, como prova de dentes e prova de molde.
Ao todo, e até o momento, 600 pacientes foram considerados aptos para as próteses.
Inscrições
Quem ainda não se inscreveu no programa de prótese dentária, basta dirigir-se ao Centro de Saúde Bucal, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, onde será realizada sessão de avaliação dos pacientes aptos e inaptos. Não é preciso agendar.
Serviço:
Datas: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30
Local: Centro de Saúde Bucal
Endereço: anexo à UBS São Dimas (esquina com a rua Felisberto Botene)