Serão aproximadamente 45 dias de formação específica realizada por aprovados em outras fase do concurso e 9 vigilantes
O curso intensivo para a formação específica de guardas-civis municipais começou nesta segunda-feira, 21, no Tiro de Guerra, para 30 candidatos à função – 21 aprovados no concurso, 9 que atuam como vigilantes. O prefeito Thiago Silva participou da aula inaugural da formação que terá carga horária de 476 horas e vai durar aproximadamente 45 dias.
“Esse é mais um passo de um processo com várias etapas que mostra como a segurança é prioridade para o nosso governo”, disse o prefeito Thiago Silva na aula inaugural do curso.
“A segurança é um dever do Estado, mas o município, que está mais próximo da população, precisa desenvolver ações nesta área também”, complementou, acrescentando que além do concurso para a GCM estão planejados e já foram realizados investimentos em viaturas e estrutura para a corporação. “É um processo cheio de detalhes, que não acontece em um estalar de dedos. Estou muito feliz de chegar a esta etapa e espero que vocês aproveitem muito”.
TEMAS - Legislação, técnicas e procedimentos operacionais, gestão integrada da segurança pública municipal, condicionamento físico, defesa pessoal, noções de Língua Portuguesa em redação, narração e descrição, atividades preventivas na comunidade escolar estão entre os temas que serão abordados no curso de formação.
Para ser aprovado no curso, o candidato deve ter pontuação igual ou superior a 70% nas avaliações que serão realizadas ao longo das aulas.
Se todos os selecionados para a realização do curso forem aprovados, o número de integrantes da GCM vai mais que dobrar: atualmente são 18 guardas civis municipais em atividade.
São 16 candidatos do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Entre as cidades de origem dos concorrentes estão, além de São Pedro, Artur Nogueira, Rio Claro, Carapicuíba, Piracicaba, Porto Ferreira, Campinas, Águas de São Pedro e Fortaleza (CE).
Fotos: Tiago Stoco