O cata-vento evoca movimento, sinergia, geração de energia e traz o sentido lúdico da alegria, que deve estar presente na vida das crianças. É com essa inspiração que a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, idealizou um programa inédito, que promete transformar as escolas da rede municipal, captando a melhor das energias dos alunos e convertendo-as em transformação para a preservação e melhoria do Meio Ambiente.
Batizado de “Escola Cata-Vento”, o programa pretende auxiliar e estabelecer parcerias com as 23 escolas do município a fim de envolvê-las e engajá-las em práticas, metodologias e dinâmicas que incentivem os alunos na compreensão da importância da preservação e da ação para a melhoria do Meio Ambiente. Baseado na meritocracia, cada escola é premiada com uma “pá colorida”, que, simbolicamente, representa um tema norteador. A premiação acontece na medida – e à medida – em que a unidade de ensino explora, discute e transforma cada um dos temas, quais sejam Agricultura, Energia, Biodiversidade, Água, Resíduos e Cultura. A escola que alcançar um bom desempenho em todas as seis áreas, conquista as seis pás e a qualificação de “Escola Cata-Vento”.
“O objetivo dessa parceria com a Secretaria de Educação é a de criarmos, juntos, em cada uma dessas 23 escolas, verdadeiros laboratórios de munícipes conscientes”, resume o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Junior. “As seis pás do cata-vento são os grandes temas que vão permitir discutir com os alunos o passado, o presente e o futuro da nossa vida na Terra”, acrescenta.
Primeiros frutos
Nesta quinta-feira, 20, foram entregues as primeiras pás para as primeiras escolas. As duas contempladas são a EMEB “Prefeito João Baltieri”, do bairro Recanto das Águas, e a EMEB “Maria Amélia Pimentel”, do bairro Floresta Escura. Crianças da pré-escola, com até cinco anos, realizaram o plantio de árvores frutíferas e floridas, como goiaba, acerola, pitanga, canudo de pito, aroeira, urucum e ipê.
“Em cada árvore foi colocada uma placa com o nome da criança responsável pelo plantio daquela árvore. É uma forma também de criar um elo emocional na criança e estimular que ela regue e cuide ainda mais daquela planta”, explicou a coordenadora da EMEB “Prefeito João Baltieri”, Joana D´Arc Nunes Messias Belline.
Na pá “Biodiversidade” foram plantadas árvores e regadas com regadores ecológicos, além da restauração ecológica na área verde da escola. Na pá “Água”, foi desenvolvido um sistema de captação de chuva e na “Agricultura”, uma horta orgânica.