Aproximadamente 600 estudantes, entre os quais 400 da rede municipal de Educação, participaram na quinta-feira, 20, da formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizada no Parque Hípico e de Rodeio Itagiba Leite Filho.
No programa, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental recebem informações de um policial militar que passou por treinamento específico para esta atividade, sobre drogas e violência. Outros temas abordados são respeito às diferenças sociais e raciais, cidadania e autoestima.
O prefeito Thiago Silva, a secretária de Educação Samanta Bontorim e autoridades da Polícia Militar, como a tenente coronel Silvia Mantoani, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o comandante da PM em São Pedro, capitão Gustavo Gravena, o cabo Ribeiro, instrutor que teve sua última participação no Proerd, os cabos Leiser, Priscila Dantas e Ferreira, também instrutor do Proerd, participaram da cerimônia, assim como pais, professores e diretores.
Os alunos e seus familiares ajudaram a arrecadar alimentos não perecíveis que foram encaminhados para o Rio Grande do Sul e para instituições de São Pedro como Apae, Legião Mirim, Congregação Cristã do Brasil e Primeira Igreja Batista de São Pedro. Foram arrecadadas 4,5 toneladas de alimentos.
Houve também sorteio de brindes para os alunos participantes, entre eles uma bicicleta.
CONCEITOS - Nas aulas, que acontecem uma vez por semana, são trabalhados os conceitos: responsabilidade, tomada de decisão, informações sobre drogas, riscos e conseqüências, pressão dos colegas, tensão, comunicação confiante, comunicação não verbal, escuta enfática, bullying, ajudando os outros e obtendo ajuda, entre outros.