Previsão para Quinta-feira
14 JUN 2024
São Pedro conclui e protocola Planos Municipais de Meio Ambiente na Câmara dos Vereadores
Na sexta-feira, 7, durante a Semana do Meio Ambiente, os  Planos Municipais de Meio Ambiente foram oficialmente concluídos e protocolados na Câmara Municipal de São Pedro. Este marco representa a culminação de um processo iniciado em janeiro de 2023, quando o prefeito Thiago Silva, junto com a equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente, iniciou a elaboração destes planos essenciais para o desenvolvimento sustentável do município.

A elaboração dos planos contou com a participação ativa da comunidade de São Pedro, por meio de diversas oficinas e audiências públicas, garantindo um processo inclusivo e transparente. Cada plano foi cuidadosamente analisado e discutido, recebendo a aprovação do Condema  (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Foram elaborados o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e o  Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado (PMMAC).

Focado no planejamento e gestão da arborização no município, o PMAU busca proporcionar mais áreas sombreadas e melhorar a qualidade de vida urbana com produção de mudas, plantio e manutenção de árvores de espécies adequadas nas calçadas, parques, praças e áreas verdes. O PMAU diagnosticou uma oportunidade de plantio de 11 mil mudas na área urbana até 2035.

O PMEA orienta a implementação de ações de Educação Ambiental tanto no ensino formal quanto no não formal, promovendo o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos conscientes. O PMEA diagnosticou 6 projetos envolvendo educação ambiental nas escolas e 6 espaços para a prática de educação ambiental em ambientes não formais, e prevê a institucionalização de campanhas e incentivo a iniciativas de grupos da sociedade civil para potencialização da educação ambiental em São Pedro.

O PMMAC fortalece o papel do município na conservação, restauração e manejo da vegetação nativa, com especial atenção às áreas de preservação hídrica, traçando estratégias para a redução de vetores de pressão e para maior resiliência climática em São Pedro. O PMMAC diagnosticou apenas 14,55% de cobertura vegetal do bioma Mata Atlântica e 3,54% do Cerrado e 7,2 mil hectares sem floresta nas margens de Áreas de Preservação Hídricas do município. O plano prevê a recuperação de 1.000 hectares até 2030.

"A conclusão e protocolo destes planos representam um avanço significativo para o nosso município. São instrumentos estratégicos que vão nortear nossas ações a curto, médio e longo prazo, garantindo que São Pedro cresça de forma planejada e sustentável," afirmou o prefeito Thiago Silva. "A participação popular foi fundamental nesse processo, e estamos orgulhosos do resultado alcançado."

O coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Jr., também destacou a importância dos planos para a gestão pública: “A importância desses planos reside na capacidade de organizar e regular a execução de políticas públicas ambientais, influenciando positivamente o dia a dia dos moradores de São Pedro. Com a previsão de monitoramento, avaliação e controle social, esses documentos são essenciais para a sustentabilidade e qualidade de vida no município”.

Agora, com os planos protocolados na Câmara dos Vereadores, espera-se a aprovação legislativa para que as ações práticas possam ser implementadas, trazendo benefícios imediatos e duradouros para toda a comunidade de São Pedro.