Previsão para Terça-feira
19 FEV 2024
São Pedro intensifica ações para combater a dengue
Prefeitura estrutura força-tarefa para intensificar fiscalização e autuação dos proprietários de imóveis com potencial de proliferação que representem grave risco à saúde pública do município

Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, confirmam, até o  dia 19 de fevereiro, 22 casos de dengue em São Pedro, distribuídos pelos bairros São Francisco, Horto Florestal, Recanto das Águas, São Dimas, Jardim Botânico, Jardim Serrano, Novo Horizonte, Jardim Holiday e Centro.  Há ainda 67 exames aguardando diagnóstico.

Para impedir o avanço da doença, a Prefeitura de São Pedro vem trabalhando intensamente na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zikavírus e chikungunya. Por meio de mutirões, campanhas de conscientização, visitas de agentes de saúde e de endemias nas residências para exterminar os criadouros das larvas do mosquito.

No entanto, a tendência de alta nos casos de dengue no município, que também é observada em todo o país, levou a Prefeitura a adotar também algumas medidas mais radicais, como o ingresso forçado de agentes públicos competentes em imóveis que apresentarem situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do Aedes aegypti. De posse do termo de ocorrência e relatório circunstanciado e, se necessário, com o auxílio da Guarda Civil Municipal, observando a preservação da integridade do imóvel e das condições de segurança em que foi encontrado.

Segundo a legislação municipal, o valor da infração ao dono do imóvel irregular varia de acordo com o risco epidemiológico. O valor recolhido com as multas, a ser feito no prazo de 30 dias, será creditado na conta especial do Fundo Municipal de Saúde.

Na última sexta-feira, 16, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, reuniu no gabinete de trabalho do Executivo Municipal algumas lideranças de diversos setores responsáveis para discutir o cenário epidemiológico da doença no município e estruturar a força-tarefa, intensificando a fiscalização e autuação dos proprietários dos imóveis com potencial de proliferação ou de disseminação ou agravos que representem grave risco ou ameaça à saúde pública do município, condicionada à declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

ADESÃO – Nesta segunda-feira, 19, o prefeito Thiago Silva assinou o termo de adesão da Secretaria Estadual de Saúde que, na prática, vai garantir adiantamento de repasse de recursos programados para maio. Estes recursos poderão ser usados para ações de enfretamento às arboviroses, em especial à dengue.