Previsão para Domingo
15 DEZ 2023
Coleta seletiva de São Pedro vai ter triciclo elétrico
Triciclos elétricos serão usados na coleta seletiva em São Pedro
A partir da próxima semana, a coleta seletiva de São Pedro vai contar com uma grande transformação ambiental e urbana: o uso de triciclos elétricos. A iniciativa pioneira é fruto da colaboração entre a Cooperativa Ecosolidar, responsável pelos serviços de coleta seletiva domiciliar e a Prefeitura de São Pedro, via Coordenadoria de Meio Ambiente.

O principal diferencial do uso do triciclo elétrico está na sua fonte de energia: painéis solares integrados, tornando-os uma opção ambientalmente sustentável. Enquanto o modelo convencional de coleta pode emitir mais de 1kg de CO2 a cada quilômetro rodado pelo caminhão a diesel, os triciclos movidos a energia renovável garantem eficiência ecológica. Com esta inovação, projeta-se uma redução significativa de 35 toneladas de CO2 emitidas anualmente.

Além do benefício ambiental, há um impacto financeiro positivo: a instalação dos painéis solares nos veículos permite a geração de energia sem custos extras durante a operação, uma vez que são autossuficientes.

A coleta com o uso do triciclo vai começar pelos bairros Jardim Itaquerê, Jardim Serrano, Jardim Holiday, Jardim Buriti e Vila Olinda, Pallu, Santa Cruz e Centro.

A meta é estender esse novo sistema a todos os setores da cidade, substituindo gradualmente o uso de caminhões. Inicialmente selecionados por sua localização central e volume de tráfego, os bairros escolhidos para o lançamento visam, além de melhorar a eficiência da coleta, otimizar o tráfego nos dias de recolha.

Para apresentar essa inovação à comunidade, os triciclos vão estar em exposição na Praça Santa Cruz neste sábado, 16.

HÁ VAGAS – Outra boa notícia é que a empresa vai receber currículos para contratar operadores. As vagas disponíveis são para coletor de material reciclável, selecionador de material reciclável, operador de prensa de recicláveis e motociclista de triciclo.

Os interessados nas vagas podem entrar em contato com a empresa pelo número 19 99179-4703.

A iniciativa é um passo significativo para uma São Pedro mais sustentável, mostrando como a inovação e a colaboração podem transformar positivamente as comunidades e o meio ambiente.