Previsão para Sábado
01 DEZ 2023
Reunião apresenta dados sobre “revolução” na saúde
Representantes do setor e de outras áreas reuniram-se para detalhar as propostas do setor apresentadas na Agenda 35
As mudanças observadas na saúde nos últimos 10 anos estão entre as mais significativas observadas em São Pedro. “Foi uma verdadeira revolução”, definiu o prefeito Thiago Silva na reunião de trabalho da Agenda 35 sobre o tema, realizada no dia 29, na Secretaria de Turismo.

A reunião  acompanhada por aproximadamente 50 pessoas começou com a apresentação de um vídeo com observações do atual secretário de Saúde e Desenvolvimento Social, Leandro Sanches e da administradora do Hospital São Lucas, Miriam Souza, que também já foi responsável pela pasta. Os dois destacaram importantes números da área, como o aumento da cobertura da atenção básica de 20% para 90% da população e transformação do hospital em referência regional, além de toda infraestrutura relacionada à área, como a construção de 5 Unidades Básicas de Saúde e outras unidades, como o CER.

“Apresentar estes dados me traz sentimentos de felicidade e gratidão”, disse o prefeito, que destacou também a importância de os setores atuarem de forma integrada “Nenhum setor trabalha sozinho e a integração entre as secretarias forma uma engrenagem que se entrelaça e transforma a qualidade de vida de nossa cidade”, acrescentou.

A receita para conseguir cumprir 98% dos objetivos da Agenda 25 para a área da saúde está justamente, de acordo com o prefeito, no planejamento estratégico. “A Agenda nos ajudou a definir um norte e a realizar ações que geraram mudanças a longo prazo”.

Na Agenda 35 foram definidos 68 propostas para a área de Saúde e Serviços Sociais, ante 37 da Agenda 25. “Vamos continuar a colocar estas metas em prática para chegar a São Pedro que sonhamos”, avisou o prefeito.

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – Uma das conquistas mais comemoradas na área da saúde é a ação dos agentes comunitários de saúde. Hoje presentes em todas as Unidades Básicas de Saúde, os agentes  - são 64 em atuação - levam serviços de saúde até os moradores e ajudam também em outras áreas do serviço público.

Entre as pessoas que se manifestaram na reunião está a agente comunitária de saúde Débora Almeida. “Até me emociono ao falar em tudo o que está sendo feito em nossa cidade. A saúde não tinha nada e hoje o empenho de toda a equipe garante muita coisa para os usuários do SUS”.

Também agente comunitária de saúde, Leia Nogueira relatou o cotidiano que vive nas visitas que faz ao bairro Nova São Pedro II, onde atua.  “Nos cadastros que fiz de famílias que mudaram-se para cá, muitas cancelaram convênios médicos por conta  do atendimento de saúde que é realizado na cidade”, relatou.

A enfermeira Gislene Nicolau relembrou de tempos difíceis vividos antes de 2013. “Faltavam coisas básicas como papel sulfite, lâmpada, condições para chegar ao trabalho. Hoje a situação é completamente diferente e só tenho a agradecer”.

A médica Sônia Souza Cruz destacou a importância do trabalho integrado entre as secretarias.  “Esse é um ponto muito importante. A integração deve falar mais alto”, recomendou.

LEGISLATIVO -  Participaram desta reunião os vereadores Adriano Vitor, Toninho da Sorveteria, Indio e Luciano Mazzonetto.

Adriano Vitor destacou o trabalho dos agentes comunitários de saúde e dos assistentes sociais. “O trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais é muito importante. Garante  alimentação e outros benefícios para muitas famílias”, disse.

O vereador Índio destacou projetos da saúde que mudaram a história de São Pedro. “Quem ganhou foi o município com foco e desenvolvimento”, afirmou.

O trabalho dos agentes comunitários de Saúde foi destacado pelo vereador Toninho, assim como o das assistentes sociais e da Vigilância Sanitária. “Os agentes e assistentes sociais desempenham um papel importante que ameniza a dor de muita gente”, pontuou.

Foto: Paulo Zanzini/Prefeitura de São Pedro