Previsão para Quarta-feira
31 OUT 2023
Cata Cacareco volta a recolher materiais inservíveis

Após um período suspenso, o programa “Cata Cacareco” , promovido pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, retorna suas atividades. O serviço promove a recolha de materiais que não servem mais, como móveis  e outros materiais descartáveis quebrados ou sem uso. A ação vai acontecer de 13 de novembro a 11de dezembro e o cronograma completo pode ser conferido em: https://www.saopedro.sp.gov.br/arquivos/cata_cacareco_2023_nov_dez_01022425.pdf

A volta do programa é mais uma ação realizada pela Coordenadoria do Meio Ambiente para combater os descartes irregulares, por meio da fiscalização e programas ambientais que auxiliam na redução dos casos com soluções para que cada material seja descartado de maneira adequada no lugar certo.

O coordenador de Meio Ambiente Rogério Bosqueiro Júnior conta que foram tomadas medidas com o objetivo de combater o descarte irregular na cidade. Identificamos o aumento de casos descarte irregulares e, a partir disso, intensificamos a fiscalização ambiental unida a uma postura mais firme, mas entendemos que penalizar deve ser a última opção. Antes disso devemos oferecer a possibilidade de destinação correta de resíduos por meio de programas ambientais”, afirmou.

O coordenador destaca que o poder público deve se comprometer em promover uma mudança cultural, para que o cuidado com o meio ambiente seja prioridade de todos.

Além do Cata Cacareco, a Coordenadoria oferece os programas Coleta Seletiva, Papa Galhos e  PEVs - Pontos de Entrega Voluntária.

O programa Papa Galhos visa promover a trituração de galhos e folhas, evitando descarte irregular e queimadas. Contempla jardineiros cadastrados na Coordenadoria de Meio Ambiente que poderão descartar até 30 m³ no mês. E a população no geral  também está autorizada a descartar até 1 m³ no mês.

Na coleta seletiva, a recolha de materiais recicláveis acontece porta a porta. O munícipe deve solicitar o saco verde junto à Coordenadoria de Meio Ambiente ou com a empresa prestadora de serviços Ecosolidar.

Há ainda os PEVs - Pontos de Entrega Voluntária: são 6 pontos espalhados pela cidade de uso exclusivo para descarte de materiais recicláveis. Nos PEVs não podem ser descartados lixo doméstico, como rejeitos de banheiro, restos de alimentos, galhos, materiais da construção civil ou cacarecos; esses resíduos são coletados por outros serviços da Prefeitura.

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO - Quando ocorre o descarte irregular, a fiscalização ambiental cumpre seu papel de penalizar quem o faz. A equipe intensificou suas atividades com operações noturnas e aos fins de semana, com o apoio da Guarda Civil Municipal, além da implantação de um de canal de atendimento digital para denúncias.

Todas as soluções de descartes oferecidas pela Coordenadoria de Meio Ambiente podem ser conferidas no site   (https://meioambientesaopedro.wixsite.com/meioambientesaopedro)

,na aba Serviço > Resíduos Sólidos.