Previsão para Quarta-feira
29 SET 2023
Prefeitura de São Pedro lança programa "Papa Galhos" para triturar galhos e folhas
Triturador de galhos vai operar nos bairros Alpes das Águas e Capim Fino
A Prefeitura de São Pedro lançou na terça-feira, 26, o novo Programa Ambiental, o Papa Galhos. O programa tem como objetivo promover a trituração de galhos e folhas, contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma vez que serão oferecidos pontos de entrega voluntária de resíduos vegetais.

O novo triturador de galhos, adquirido pela Prefeitura em 2022, será operado às terças e quintas-feiras no bairro Alpes das Águas (Nascente Jamil – Av. Camélia Borges) e às quartas-feiras no bairro Capim Fino (Rua Cuba), com horário de funcionamento das 8h às 11h30 e 13h às 15h30.

A iniciativa permitirá que os munícipes descartem até 1m³ de folhas e galhos com até 18cm de diâmetro por semana em um local adequado com garantia de processamento desse material. Os profissionais de jardinagem que participaram da capacitação oferecida pela Coordenadoria de Meio Ambiente poderão descartar até 2m³ de galhos e folhas por dia ao apresentar a carteirinha. Ressalta-se a importância de seguir as diretrizes do programa e respeitar as restrições de descarte para garantir seu sucesso a longo prazo.

Além de promover a gestão sustentável de resíduos verdes, a ação também vai beneficiar a população a partir da entrega do material triturado, que pode ser usado na produção de composto orgânico de alta qualidade, além de ser usado para melhorar a qualidade do solo em jardins, parques e áreas agrícolas, aumentando a fertilidade do solo e reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos.

Os munícipes interessados em ter mais informações sobre o programa Papa Galhos, locais de operação e as regras de descarte, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Meio Ambiente por meio do telefone (19) 3481-9260 ou mídias sociais @meioambeientesaopedro.

REGRAS PARA O DESCARTE
- É preciso levar os resíduos vegetais organizados por grupos – folhas e aparas de grama; galhos médios e finos (até 18cm); galhos grossos.
- Jardineiros habilitados deverão apresentar carteirinha na entrega.
- Respeitar o espaço de recebimento.
- Munícipes poderão levar até 1m³ por semana.
- Jardineiros poderão levar até 2m³ por dia.