Previsão para Quarta-feira
25 AGO 2023
Com novo contrato e Pontos de Entrega Voluntária (PEV), Meio Ambiente retoma e potencializa coleta seletiva nos bairros
O serviço de recolha de materiais recicláveis voltou a operar nesta quinta-feira ,24,  com ações inovadoras para o município. Pensando em aprimorar o sistema, a utilização de novas ferramentas além de aumentar a eficiência, reduzirá custos de transporte e emissão de gases. Além do caminhão, a proposta é trazer para a cidade um triciclo elétrico que auxiliará a coleta.

No Programa Coleta Seletiva, os resíduos são divididos comumente em 4 tipos: plástico, papel, vidro e metal. Na cadeia produtiva são encontradas indústrias receptoras desses materiais, transformando-os em insumos para a fabricação de novos produtos.

A responsável pelo serviço agora é a Cooperativa ECOsolidar que além de coletar o reciclável, fomentará a participação dos catadores autônomos do município, estimulando-os a participar da cadeia logística dessa classe de materiais.

Ao destinar seus materiais à ECOsolidar, a população contribui com os indicadores de reciclagem do município; é de extrema importância conhecer e acompanhar o destino dos resíduos que geramos.

Para fazer parte desta campanha, é preciso separar  materiais. O cadastro pode ser feito na Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Públicos, mesmo local para a retirada do primeiro saco verde destinado ao descarte dos materiais recicláveis. Depois disso, os coletores identificarão que a residência faz parte da coleta seletiva e passarão regularmente no endereço.

Para reconhecer o caminhão de coleta, basta observar a sinalização. O veículo é identificado com logo e faixa da Prefeitura de São Pedro e passa pelos bairros seguindo o cronograma disponível no site da Prefeitura e da Coordenadoria de Meio Ambiente - https://meioambientesaopedro.wixsite.com/meioambientesaopedro

Além da coleta porta a porta, a empresa contratada será responsável por coletar os resíduos dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), instalados em 6 pontos da cidade, localizados nos bairros: Capim Fino, Alpes das Águas, Santana, Chácaras ABC, Vertentes das Águas e Horto Florestal.

Nesses pontos, o descarte é autônomo, ou seja,  os moradores levam os materiais e depositam em cada repartição correspondente e assim como a coleta nas residências, não é permitido resíduos orgânicos. Todos os PEVs  terão os materiais recolhidos conforme demanda e serão monitorados, evitando o descarte inadequado na área.

“Com esse serviço conseguimos diminuir a poluição dos solos e rios, fomentando a geração de empregos e economia de recursos naturais. É importante ressaltar que alguns materiais não são recicláveis, como papel higiênico, absorvente, fralda descartável, madeira, isopor e pneu”, destaca o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.

Créditos das fotos: Coordenadoria de Meio Ambiente/Prefeitura de São Pedro