Previsão para Sexta-feira
22 AGO 2023
MB Circo faz apresentação gratuita no alto na serra
Caravana Circo Rural reúne, no domingo, dia 27, a partir das 15h, espetáculo “Cirqu&tal” e apresentação da Orquestra de Violeiros Viva Viola
Responsável por outros “encantamentos” que agradaram o público de São Pedro, como apresentações temáticas do Natal e espetáculos nos bairros, a companhia MB Circo volta a cidade no domingo, dia 27, com a Caravana Circo Rural, apresentação que promete levar encantamento em forma de arte, música, dança, folclore e claro, circo, para comunidades rurais do interior de São Paulo.  Desta vez, a apresentação, gratuita, será no largo da Igreja Santo Antônio, no alto da serra, a partir das 15h.

Além de um premiado espetáculo circense, o Cirqu&tal, a plateia vai conferir o talento das atrações artísticas locais, que no caso de São Pedro será a apresentação da Orquestra de Violeiros Viva Viola.

Realizada por intermédio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa), a partir do Edital 08/2022 | Circo – Circulação de Espetáculos, com o apoio das prefeituras locais, a Caravana Circo Rural celebra os 10 anos de fundação da MB Circo. Ao todo, 10 cidades do interior paulista receberão a temporada.

“Esse projeto é muito especial para a companhia, já que, além de comemorar a nossa primeira década, ele permite que a arte circense da MB Circo chegue também às zonas rurais das cidades do interior por onde vamos passar, democratizando, dessa forma, a cultura. Por ter nascido nesse ambiente, sempre percebi que essa população era desfavorecida de atividades artísticas. Agora, não mais, pois a nossa caravana vai passar”, destaca a artista Danieli Maimoni.

O espetáculo
Em cartaz desde 2016, o espetáculo Cirqu&tal, que já integrou a programação de diversos festivais em São Paulo e Minas Gerais, convida à cena um quarteto de palhaços para lá de irreverentes e bem diferentes entre si. Os nomes dizem tudo: Tico Toco (Bruno Peruzzi), Polenta (Danieli Maimoni), Sevefino (Eduardo Salzane) e Nélson do Bigodinho (Junior Taz). Para eles, a nobre arte de arrancar gargalhadas não tem hora certa para ser vivenciada. Pode ser a qualquer momento.

“Arte nunca é demais.Em alguns momentos da vida, a arte é essencial. E o circo ressurge como um respiro, uma possibilidade de unir as pessoas em torno de um sentimento bonito e potente, que é a alegria”, avalia o ator Junior Taz, intérprete do Palhaço Nélson Bigodinho, que também assina o roteiro e a direção do espetáculo.

Para oferecer tanta alegria ao público, o quarteto de palhaços usa e abusa de outras virtuoses circenses, como malabares com bolas e claves, chicote e monociclo, que fazem ótimas dobradinhas com o humor típico das pilhérias de picadeiro. Aliás, que estão presentes em Cirqu&tal a partir de uma releitura bem-sucedida pela MB Circo de esquetes e números clássicos dos picadeiros circenses.

Quem ganha com toda a experimentação é a plateia, que se vê dentro de uma legítima lona circense. “O circo está no imaginário popular como uma manifestação da alegria e do deslumbramento, um terreno fértil feito de surpresas e risadas no qual se semeiam sonhos e se colhe esperança. Que o público assista o espetáculo e leve consigo um jeito alegre e esperançoso de ver o mundo”, destaca o diretor.

A companhia
Fundada em 2013, a MB Circo nasceu com a proposta de ser um espaço para o encontro de amigos que desejavam pesquisar comicidade, estudar humor circense e, claro, conjugar o verbo palhacear na cena. Após um ano de atividades, a trupe estreou o primeiro espetáculo em grupo: Bandalhaços Show, que contou com a supervisão artística de Lu Lopes, a reconhecida Palhaça Rubra.

Enquanto rodavam por festivais, circuitos, editais e encontros em São Paulo e Minas Gerais, os artistas da MB Circo prepararam Cirqu&tal, a segunda montagem, que estreou em 2016. Atualmente, o repertório da companhia é composto por três espetáculos: RisoShow, Cirqu&tal e MalabaRindo.

O quê: Caravana Circo Rural em São Pedro
Quando: Domingo (27/8), a partir das 15h