Previsão para Terça-feira
08 AGO 2023
“Calçada Mais Verde” incentiva plantio de mudas na área urbana
Estudo feito em parceria com a Esalq em São Pedro identificou 5.000 espaços vazios em calçadas que poderiam ser equipadas com árvores

Para incentivar o plantio de árvores no perímetro urbano, especialmente nas calçadas, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, lança em agosto o programa “Calçada Mais Verde”. As mudas serão fornecidas pela Coordenadoria, que também vai oferecer apoio técnico na seleção da espécie e no plantio.

O estímulo para a criação do programa veio de uma ação realizada em 2022, entre os meses de maio e julho, pela Coordenadoria de Meio Ambiente com a colaboração da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por meio do professor Demóstenes Ferreira da Silva,  que coordenou o primeiro inventário da arborização urbana de São Pedro.

O resultado do trabalho apontou aproximadamente 5 mil espaços vazios em calçadas que poderiam ser ocupados por árvores. O planejamento deve ganhar um novo nível de complexidade com a finalização do Plano Municipal de Arborização Urbana, em fase de elaboração pela Coordenadoria de Meio Ambiente e previsão de finalização até o final deste ano.

Além de promover o plantio, o programa vai olhar com atenção para a adequação das calçadas com árvores pré-existentes. O objetivo é promover o equilíbrio entre a arborização urbana e acessibilidade, as estruturas das calçadas e as espécies plantadas no local vão passar por avaliação técnica.

“A iniciativa preza por melhorar nossa arborização urbana para todos, sem exceção. Para isso, estamos olhando com atenção para as necessidades das pessoas com deficiência ou baixa mobilidade. As árvores nos fornecem inúmeros serviços ecossistêmicos, mas se plantadas sem o planejamento adequado, tornam-se obstáculos. Desejamos que todos possam transitar confortavelmente e usufruir dos benefícios da arborização urbana”, destaca o coordenador do Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.

MUTIRÃO – Outra ação da Coordenadoria de Meio Ambiente será um mutirão de vistorias em árvores que possam de alguma forma prejudicar a locomoção de pessoas com deficiência ou baixa mobilidade. Para solicitar uma vistoria no local, é preciso acessar o site: https://meioambientesaopedro.wixsite.com/meioambientesaopedro/arboriza%C3%A7%C3%A3o-urbana-e-recursos-florestais

"Vamos cuidar de cada detalhe, desde a escolha da espécie de acordo com tamanho da calçada e presença de fiação até a abertura do “espaço árvore” e tutoramento da muda”, explica Giovana Costa, analista de arborização urbana da Coordenadoria de Meio Ambiente.

A ação já começou a apresentar resultados positivos. “Procuramos a Prefeitura e pouco tempo depois, a Coordenadoria de Meio Ambiente veio até minha residência e pudemos selecionar, juntos, a espécie mais adequada para a calçada que não interferisse na fiação.  Plantamos uma quaresmeira, uma árvore nativa. Realmente é um programa que funciona”, relata Sônia Amaro, moradora do bairro Morada dos Pássaros,  que aderiu ao “Calçada Mais Verde”.

ADESÃO – Os interessados em aderir ao programa “Calçada Mais Verde” devem preencher um formulário online ou presencial, na rua Malaquias Guerra, 932.

Link do formulário:https://forms.gle/EDEUiaEqbVarJhvH8