Previsão para Sexta-feira
09 AGO 2023
Prefeitura de São Pedro e Anhembi Morumbi formam 55 agentes cuidadores no curso de educação especial
Com carga horária de 20 horas, o curso “Formação de Cuidadores” qualificou profissionais da rede municipal na identificação e cuidados de alunos com deficiência ou alta habilidade.

No último sábado, 5, no anfiteatro da Secretaria de Educação, foi realizada a formatura de 55 agentes cuidadores e monitores da rede municipal no curso “Formação de Cuidadores”, que auxilia no trabalho de identificação e cuidado de alunos com deficiência ou alta habilidade. A atividade deu-se graças à parceria da Prefeitura de São Pedro com a Universidade Anhembi Morumbi, renomada instituição de ensino com experiência de 50 anos na capacitação de profissionais de educação.

O curso, com carga horária de 20 horas, foi ministrado pelo professor Jonatha Tiago Baccioti, do curso de graduação de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi, de Piracicaba. Coordenador do Instituto Natepsi Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano de Piracicaba, o professor abordou quatro tópicos: a introdução aos conceitos da educação inclusiva e problematização: importância do preparo para o cuidado com as crianças; as necessidades educativas especiais (NEE) e a educação inclusiva; transtornos no neurodesenvolvimento – transtorno de espectro autista (TEA) e deficiência intelectual: da identificação à intervenção; e atendimento educacional especializado e o processo de escolarização.

De acordo com a secretária de Educação, Samanta Bontorim, o curso qualifica os agentes tanto no papel de cuidadores na instituição de ensino quanto no auxílio ao longo do processo de inclusão universal dos alunos, garantindo, junto com o professor, um desenvolvimento global conforme suas potencialidades.

“A educação especial é um importante instrumento de redução de desigualdades e barreiras que atrapalham o desenvolvimento educacional e social de crianças e adolescentes com alguma deficiência ou altas habilidades”, disse. “Capacitar essa rede de apoio aos alunos, oportunizando um olhar mais específico e qualificado foi o norte dessa parceria com a Universidade Anhembi Morumbi”, acrescentou.

Futuramente serão promovidas outras capacitações para os demais agentes cuidadores e demais colaboradores da Educação.

Créditos das fotos: Ivan Ramalho/Secretaria de Educação de São Pedro