Previsão para Sexta-feira
07 JUL 2023
Coordenadoria de Cultura levou 288 alunos para exposição sobre Michelangelo
A Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Cultura, levou 288 alunos da rede estadual de ensino para a exposição "Michelangelo: o mestre da Capela Sistina", com projeções em larga escala de um dos tetos mais famosos da história da arte e réplicas de esculturas do artista italiano.

O passeio cultural e pedagógico ao MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, foi um complemento de atividades realizadas em sala de aula com os professores de história, arte e  tecnologia.

Como São Pedro é um ponto MIS, as visitas foram mediadas pela equipe do Museu e pelo educativo da Coordenadoria de Cultura.

Chamado de MIS Experience, a exposição conta com  14 salas expositivas com recursos tecnológicos de animação e sonorização. O público pode ver uma reprodução do teto da Capela Sistina, com estruturas que foram criadas exclusivamente para esta exposição; espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades sobre o templo religioso, incluindo sua construção, tradições e uso pelo Vaticano; sessão dedicada ao conclave, reunião dos cardeais para escolher um novo papa.

No espaço, que tem uma área de 1.000 m²,  há uma maquete que reproduz os afrescos – técnica de pintura utilizada por Michelangelo no teto da capela – e outros detalhes do interior do templo localizado no Vaticano.

Além de pintor, o artista italiano nascido em 1475 também foi escultor e arquiteto. Na exposição há uma reprodução em larga escala de seu ateliê, onde ficaram exibidos seus desenhos, estudos e projetos, inclusive documentos sobre o desenvolvimento dos afrescos da Capela Sistina.

A mostra também conta com nove réplicas de esculturas do artista produzidas pelo Instituto de Arte de Florença, na Itália. Dentre elas, "Madonna da Escada" e "Pietà Rondanini". Todos os itens são homologados pelas instituições italianas que preservam o legado artístico de Michelangelo.

Além da gigante representação do teto da Capela Sistina, no piso há uma reprodução dos mosaicos famosos.  A sala de imersão tem uma tecnologia para a reprodução de animações e sonorização, complementando com os detalhes das obras do pintor renascentista.