Previsão para Quarta-feira
02 JUN 2023
Investimentos em Saúde no 1º quadrimestre somam R$ 15,7 milhões
Entre janeiro e abril deste ano, foram investidos na Saúde de São Pedro R$ 15,7 milhões, valor que representa 35,76% das receitas ou seja, mais que o dobro dos 15% preconizados pela legislação. Os números foram apresentados em audiência pública realizada na Câmara Municipal  pela Secretaria de Saúde  e Desenvolvimento Social.

A maior parte dos recursos foi destinada para assistência hospitalar e ambulatorial, categoria que recebeu R$ 12,2 milhões, seguida pela atenção básica, destino de R$ 3,3 milhões.

No balanço apresentado das atividades realizadas entre janeiro e abril, chama a atenção o número significativo de ações como o número de sessões de fisioterapia realizadas no período ( 8.251); o de  consultas médicas na atenção básica (16.982), consulta médica especializada (10.142) e o de visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (25.883).

A ampliação do número de agentes comunitários de saúde, que agora são 68 para atender todas as Unidades Básicas de Saúde de São Pedro, é um importante reforço na saúde do município. “Os agentes são um contato muito importante entre a população e os serviços realizados. O trabalho que desenvolvem estimulam ações de prevenção e de acompanhamento, o que qualifica os serviços prestados”, disse o secretário de Saúde, Leandro Sanches.

HOSPITAL – Outros números que chamam a atenção são os registrados no Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro. Entre janeiro e abril foram realizadas 705 internações. A maior parte delas, 394, foi cirúrgica. As médicas somam 185 e as obstétricas, 126.

Os exames e procedimentos realizados no hospital no primeiro quadrimestre foram 6.929, enquanto os laboratoriais, que incluem todos os exames solicitados nas unidades da rede municipal de saúde, somaram 94.140.