Previsão para Sexta-feira
21 ABR 2023
OBRAS PÚBLICAS
Prefeitura de São Pedro tem 27 obras em andamento e a iniciar
Construções e reformas garantem desenvolvimento para o município e beneficiam a população são-pedrense nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, cultura, lazer, meio ambiente e capacitação técnica; investimentos somam R$ 60 milhões
A Prefeitura de São Pedro segue trabalhando em um intenso cronograma de atividades para aprimorar o serviço público e a qualidade de vida do cidadão são-pedrense.

São 27 obras de construção ou reforma, em andamento – algumas próximas da finalização ou programadas para ter início nos próximos dias  - nas áreas de saúde, infraestrutura, cultura, meio-ambiente, lazer e outras igualmente estratégicas.

O Parque Maria Angélica é um bom exemplo. O local está em processo de reforma e revitalização, que deixará o espaço ainda mais agradável e inclusivo, com a instalação, entre outros itens, de um balanço para cadeirantes.

Já a reforma da Rodoviária “Pedro Bragagnolo”, após as constantes chuvas, segue em ritmo acelerado. De uma plataforma, a nova rodoviária passará a contar com cinco áreas de embarque e desembarque. “Em breve teremos um novo terminal rodoviário, moderno e muito mais funcional, capaz de atender as demandas à altura da nossa cidade, que vem num crescente desenvolvimento, portanto não poderíamos deixar de investir nesse equipamento. Até porque a rodoviária é a porta de entrada para as pessoas que chegam de ônibus e visitam nossa cidade”, disse o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.

O Museu Gustavo Teixeira está em fase final de reestruturação de suas salas e o projeto inclui a pintura e implantação de projeto de acessibilidade.

As melhorias não se restringem ao centro, mas estendem-se também aos bairros da cidade, alcançando as Unidades Básicas de Saúde e proporcionando mais segurança hídrica às residências. Exemplo disso é a perfuração dos poços artesianos do Santa Rosa e do Jamil, que abrange os bairros Bela São Pedro, Alpes das Águas e Teodoro de Souza Barros, este último já em fase final de instalação. Essas obras beneficiarão cerca de mil famílias dessas regiões. O convênio é uma parceria do Programa Água é Vida, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Pedro e Saaesp.

Além dos dois poços artesianos, São Pedro receberá dois reservatórios de 100 mil litros cada, um no alto da serra, ao lado do reservatório já existente, e outro no Jardim Botânico, também ao lado do já existente para atender toda a região.
Os moradores do bairro São Dimas também irão usufruir das obras de benfeitoria. Já está em fase final uma reforma completa da UBS São Dimas que, além da ampliação, passa por intervenções e melhorias na infraestrutura elétrica, hidráulica, pintura e fechamento externo. A ampliação da Emeb Guido Dante é outra obra que será realizada.

E após construir e reformar várias praças, a Prefeitura está para iniciar as reformas da Praça Santa Cruz, em frente à Feira do Produtor; e da Praça do Forum, próxima ao prédio da Secretaria de Turismo.

Construções
Além das reformas, estão em andamento as obras de construção de novos espaços, como a Escola Nova São Pedro (etapa final), obra que vai garantir mais 300 vagas na educação infantil,  o viveiro de mudas, a central de Transporte Saúde (atrás da Santa Casa) e a Cozinha-Escola, um anexo do prédio do Fundo Social. Localizado no Jardim Nova Estância, o Fundo Social atende famílias em situação de vulnerabilidade social, com projetos e programas de caráter emergencial, promocional e preventivo. O novo espaço oferecerá cursos gratuitos de qualificação nas áreas da beleza e da gastronomia.

A população de São Pedro também receberá em breve um novo hospital para atender usuários do SUS. Com 960 metros quadrados e 66 cômodos, o prédio foi planejado com detalhes para receber os pacientes e oferecer estrutura e conforto para a realização de exames, cirurgias e demais atendimentos.

“Os atendimentos, exames e procedimentos vão desafogar ainda mais a espera das pessoas que buscam a saúde. O modelo desse novo hospital é uma realidade em cidades maiores e agora chega a São Pedro com a alta competência da administração da Santa Casa”, celebrou o prefeito ao anunciar o novo empreendimento, no final do ano passado.

O município também inaugurará trechos de pavimentação asfáltica nos bairros Capim Fino, Jardim Serrano, Chácara São Paulo, Serra Verde, em três ruas do Colinas (Parte Baixa) e nas ruas finais do Alpes.

Outra novidade é a construção de um boulevard, com piso elevado, jardim e cobertura, defronte à Biblioteca Gustavo Teixeira.