Previsão para Segunda-feira
06 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
PM e GCM reforçam rondas nas escolas de São Pedro
Medida é resultado de reunião entre prefeito e representantes da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal; palestra com orientações está programada; todas as escolas municipais são equipadas com câmeras de monitoramento
Na manhã desta quinta-feira,6, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, e a secretária municipal de Educação, Samanta Bontorim, receberam autoridades policiais na Prefeitura para tratar da segurança na rede pública de ensino. Em discussão, o fortalecimento de propostas de prevenção e enfrentamento à violência nos estabelecimentos educacionais. O aumento do número de casos de ameaça e agressão nesses locais vem ganhando repercussão em todo o país e acendendo a luz de alerta para as autoridades públicas.

A reunião contou com as presenças do major da Polícia Militar do Interior (PMI), Ricardo Bessa; o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar de São Pedro, capitão Gustavo Gravena Frias; e do comandante da Guarda Civil Municipal, Luciano Luna. A partir desta semana, as rondas serão intensificadas pelos policiais e guardas civis municipais nas 22 unidades de ensino, dentro e fora desses locais. Outra proposta que já está em curso é a elaboração de um laudo de segurança estrutural de cada uma das escolas e creches e a adoção de um protocolo de emergência cuja finalidade é minimizar e prevenir, o máximo possível, acidentes estruturais, pessoais e as consequências de ocorrências excepcionais.

A Prefeitura de São Pedro também aposta no fortalecimento da parceria entre os profissionais de educação e agentes de segurança pública, por isso convocou os coordenadores e diretores de toda a rede municipal para uma palestra sobre os procedimentos mais adequados e necessários diante da conduta de um invasor ou agressor nos estabelecimentos de ensino. A palestra, baseada em protocolo internacional de segurança, será ministrada pela Polícia Militar no próximo dia 12 de abril, na Câmara dos Vereadores de São Pedro.

Ações existentes

Na reunião também foram debatidas as ações de segurança já existentes nas creches e escolas municipais. Entre elas, o monitoramento por câmeras de segurança em toda a rede e o controle rígido de acesso às unidades de ensino, que dispõe de trancas, cadeados, campainhas e interfones.

No diálogo entre o prefeito, a secretária de educação e as autoridades de segurança também foram debatidas a responsabilidade de toda a sociedade no aprimoramento das ações de prevenção e combate à violência no ambiente escolar.

Para isso, a Polícia Militar conta com o Programa Vizinhança Solidária (PVS), um projeto de polícia comunitária que oferece ao cidadão um canal efetivo de sugestões, estreitamento com os órgãos públicos e denúncias de ocorrências e ações suspeitas. Em São Pedro cerca de 3 mil pessoas já participam de maneira efetiva da ação de mobilização social em prol do fortalecimento da cultura de paz.

Uma ação semelhante, mas específica para as escolas, estão entre os projetos que podem ser implantados com o objetivo de fortalecer a segurança.