Previsão para Sexta-feira
23 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Saúde realiza etapa local de Conferência Nacional
A etapa de São Pedro da 17ª Conferência Nacional de Saúde – “Amanhã Vai Ser Outro Dia! ” foi realizada no dia 22 de março na Câmara Municipal. Coordenada pelo secretário de Saúde Leandro Sanches, a etapa abordou questões do município que serão levadas para os eventos estadual e nacional.

A etapa municipal da conferência acontece a cada quatro anos, aberta a  participação de toda sociedade civil, representantes dos trabalhadores e gestores do SUS, com o objetivo de avaliar a situação atual da Saúde Pública, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais e Planos de Saúde Estadual e Nacional.

As conferências acontecem em todo o país e têm quatro eixos temáticos para discussão e elaboração de propostas para a Política de Saúde/SUS: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde é base para o planejamento ascendente do SUS, sendo responsável pela elaboração de propostas e revisão dos Planos Municipais de Saúde elaborados para os anos de 2022 a 2025.

Nas etapas municipais são elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da conferência estadual de saúde. As conferências estaduais serão realizadas entre abril e maio de 2023

ETAPA NACIONAL  - A 17ª CNS é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, e será realizada 3 a 5 de julho de 2023, em Brasília. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, A conferência dá continuidade aos debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do SUS que aconteceram na 16ª CNS (8ª+8), em 2019, quando foram delineadas proposições e reivindicações para o desenvolvimento nacional e qualidade de vida da população.