Previsão para Sexta-feira
09 FEV 2023
Programa Água é Vida garante 2 poços artesianos e 2 reservatórios para São Pedro

São Pedro vai receber, via programa “Água é Vida”, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, 2 poços artesianos e 2 reservatórios de 100 mil litros cada.

O principal objetivo do programa, que não exige contrapartida municipal, é reforçar a segurança hídrica do município. Os poços serão instalados na Estação de Tratamento de Água, localizada no Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) e no local conhecido como captação do Jamil, na avenida Camélia Borges Narciso.

Já os reservatórios com capacidade para 100 mil litros cada serão instalados no alto da serra, ao lado do reservatório já existente, e no Jardim Botânico, também ao lado do já existente para atender toda a região.

“São Pedro foi um dos municípios contemplados por este importante projeto do Governo do Estado que tem foco na água ofertada para a população.  As instalações, sem qualquer custo para os cofres municipais, vão ocorrer em pontos de grande fluxo de pessoas, como o alto da serra e a região do Jardim Botânico, e os poços instalados em locais de captação e tratamento, que também atendem a uma grande parcela da população”, disse o prefeito Thiago Silva.

O programa “Água é Vida” foi lançado em 2021 para reforçar a segurança hídrica no Estado e beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem perfurações de poços em 125 municípios, serviços de limpeza de reservatórios, desassoreamento de rios e construção de reservatórios. Os investimentos somam cerca de R$ 400 milhões.

O Água é Vida é dividido em quatro eixos principais: Águas Subterrâneas, Rios Vivos, Barramentos e Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Na região de Piracicaba, os poços instalados em São Pedro, Analândia, Ipeúna, Rio das Pedras, Brotas e Itirapina representam investimento de R$ 6 milhões.