Previsão para Sexta-feira
09 JAN 2023
Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente convida os profissionais da jardinagem do município para cadastramento

- Com esse cadastro, será emitida uma carteirinha que dará acesso a vários benefícios: Capacitações e cursos de poda e jardinagem; Divulgação dos profissionais habilitados no site da Prefeitura e Coordenadoria de Meio Ambiente; Acesso aos Centros de Compostagem Comunitários para descarte de material vegetal gratuito.

- Os Pontos serão instalados nos bairros do Capim Fino; Floresta Escura e Alpes das Águas e só receberão os volumes dos grandes geradores (como os jardineiros) mediante a apresentação da carteirinha.

- Inicialmente os pontos serão abertos em dias específicos e alternados: Floresta Escura (Segunda-Feira das 8h-11h e 12h-15h); Alpes das Águas (Quarta-Feira das 8h-11h e 12h-15h); Capim Fino (Sexta-Feira das 8h-11h e 12h-15h).

- Os jardineiros deverão solicitar seu cadastro na Secretaria de Obras e Meio Ambiente, na Rua Malaquias Guerra, 932, das 8h-12h e 13h-17h.

- Os Pontos de Compostagem Comunitária estarão abertos a partir de fevereiro, e a partir deste mês, os jardineiros só poderão descartar seus resíduos de forma gratuita com a apresentação das carteirinhas.

- O não comparecimento às formações e capacitações e a infração das regras poderão ocasionar na perda do benefício.

- O INTERESSE PÚBLICO POR TRÁS DO PROGRAMA: evitar queima de galhos e folhas; evitar descarte criminoso em pontos irregulares; incentivar a produção e uso de adubo orgânico oriundo da compostagem; dar um aproveitamento nobre aos resíduos vegetais do município; evitar podas irregulares e drásticas e supressões sem autorização pela promoção de capacitações e comunicação com os prestadores de serviço, além da profissionalização por meio de parcerias com Sebrae e Senar.

- O INTERESSE SOCIAL POR TRÁS DO PROGRAMA: ainda que seja responsabilidade dos geradores arcar com os custos do descarte desta classe de resíduo, a prefeitura fará o recebimento gratuito da classe dos jardineiros, profissionais importantes para a manutenção da arborização urbana e outros recursos florestais.

-A iniciativa é uma parceria entre as divisões de Resíduos Sólidos e de Arborização Urbana e Recursos Florestais.