Previsão para Quinta-feira
04 NOV 2022
Meio Ambiente de São Pedro realiza estudo sobre resíduos da cidade.

Itens como plástico, metal, papel, rejeitos e materiais orgânicos serão separados e pesados para elaboração do estudo.

A Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, iniciou esta semana um estudo sobre os resíduos sólidos coletados na cidade. Com o resultado do trabalho, a equipe pretende elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para o município.
Nesta fase de diagnóstico, o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro, explicou que o estudo será feito a partir da coleta de lixo de vários bairros da cidade. Itens como plástico, metal, papel, rejeitos e materiais orgânicos serão separados e pesados para o reconhecimento dos volumes e classes de resíduos gerados em diferentes setores de São Pedro.
 “O estudo de gravimetria consiste em analisar, segregar e monitorar os resíduos sólidos urbanos coletados em determinados bairros”, disse Bosqueiro, ao ressaltar a importância da ação. “É de extrema importância para analisar o consumo da população e criar ações para a reciclagem e a disposição correta de cada resíduo, além das informações serem usadas para compor o primeiro Plano de Resíduos Sólidos, que será válido para os próximos 10 anos”.
De acordo com responsável pela Divisão de Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Meio Ambiente, Aline Lima Ainda, as tratativas ambientais são imprescindíveis para criar mecanismos e soluções sustentáveis que envolvam o poder público, privado e toda a sociedade.
A responsável pela Divisão de Planejamento, Paula Souza, completa que a ação foi precedida de uma formação com mais de 20 colaboradores que atuam diretamente na coleta e destinação do resíduo doméstico. “Suas experiências, sugestões e necessidades fazem parte da delimitação das estratégias e metas para a gestão de resíduos São Pedro”.