No próximo dia 20 de fevereiro, às 19h, o Museu Gustavo Teixeira abrirá suas portas para a intervenção e lançamento da minissérie documental “Cine Central – O Paradiso de São Pedro”, do cineasta Fabiano Liporoni.
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo e com apoio da Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, o projeto é uma homenagem afetiva e histórica ao cinema, que foi o coração cultural de São Pedro entre as décadas de 1920 e 1990.
O fio condutor da narrativa é o professor Neto Matarazzo, conhecido como "Toto" de São Pedro. Neto de Pepino Matarazzo, do antigo Iris Theatre, ele guia o espectador por um acervo iconográfico inédito, contrastando fotos históricas com os espaços que hoje formam a Casa Matarazzo, no centro da cidade, e que na década de 1920 já foi o Iris Theatre, o Cine Iris.
O documentário revela detalhes interessantes, da tela original até a mística sala do projetor, que permanece preservada como o "coração batente" dessa história.
"É mais que um filme, é um arquivo vivo. Queremos garantir que a memória do Cine Central não se perca com o tempo e que as novas gerações entendam a importância desse prédio para a identidade de São Pedro", afirma o diretor.
Segundo ele, a intervenção que marca a estreia do filme, no Museu Gustavo Teixeira, não será uma exibição comum.
“O público poderá vivenciar a ‘Intervenção Cine Central’, onde a minissérie será exibida em meio a documentos icônicos e uma coleção impressionante de posters originais das décadas de 1960 e 1970”, revela.
Serviço:
Lançamento da Intervenção e Minissérie “Cine Central – O Paradiso de São Pedro”
Data: 20 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Museu Gustavo Teixeira
Endereço: rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524 - Centro
Onde assistir: YouTube, canal @javiufilmes