A Saúde de São Pedro supera, em muitos pontos, as metas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde. É o que atesta o Relatório Analítico dos Indicadores de Processo da Atenção Básica, elaborado pela DRS X (Departamento Regional de Saúde).
Um dado que impressiona: a Atenção Básica alcança uma cobertura de 107,01% em São Pedro. Isso significa que há estrutura e material humano na cidade para atender algo em torno de 41 mil habitantes - a população atual fica um pouco acima de 38 mil.
No caso de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, o governo estadual estimula uma meta de 45% de cobertura. Em São Pedro, a média nos dois primeiros quadrimestres de 2024 foi de 75%.
Outro exemplo importante é da proporção de gestantes que se submeteram a exames para sífilis e HIV. A meta do Estado é de 60% e São Pedro teve média de 85% no ano passado.
Para crianças de 1 ano de idade imunizadas com as vacinas Polio e Penta, São Pedro está exatamente na média estipulada: 95%.
O Relatório Analítico traça a evolução da Atenção Básica desde o primeiro quadrimestre de 2021 até o final do segundo quadrimestre de 2024. Em sua conclusão, o documento atesta que “São Pedro apresenta um desempenho geral positivo ... com muitos deles já superando as metas”.