Testes para HIV, sífilis e hepatite B e C são realizados das 8h às 15h até o dia 6 de dezembro
A Secretaria de Sáude e Desenvolvimento Social de São Pedro realiza, até o dia 6 de dezembro, em todas as unidades de saúde, a Campanha Fique Sabendo, com oferta de exames gratuitos de HIV, sífilis e hepatite B e C. Os exames são coletados das 8h às 15h.
A ação faz parte das ações realizadas na 17ª edição da Campanha Estadual Fique Sabendo, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento (CRT/DST Aids) e Programa Estadual IST/Aids-SP.
É também uma ação do Dezembro Vermelho, campanha que chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). E marca ainda as celebrações do 1º de dezembro, Dia Mundial de luta contra a Aids.
A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no Estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras do HIV e que estão com sífilis sem saber.
O levantamento aponta também que a epidemia paulista é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.