Previsão para Quinta-feira
17 JUN 2024
Aluno da Emeb Gustavo Teixeira conquista medalhas na Olimpíada de Matemática
Cerimônia realizada nesta quinta-feira, 13, na Unicamp, premiou os alunos com melhor desempenho na maior competição científica do país. Entre eles, Isac de Campos Fischi, de 13 anos, recebeu uma medalha de bronze na categoria nacional e uma medalha de prata na categoria regional

A educação pública são-pedrense mais uma vez conquistou lugar de destaque e excelência em âmbito nacional. Nesta quinta-feira, 13, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediou a cerimônia de premiação da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que contou com representantes da rede municipal de ensino.

Entre os alunos contemplados, os da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Gustavo Teixeira. O de maior destaque foi Isac de Campos Fischi (nível 1, relativo à 6ª e 7ª séries), de 13 anos, com uma medalha de bronze na categoria nacional e uma medalha de prata na categoria regional.

Com tal reconhecimento, ele obteve também uma bolsa no Programa de Iniciação Científica, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Ainda na categoria “nível 1”, outros alunos da Emeb Gustavo Teixeira foram contemplados com menção honrosa: Joyce Helena Calheiros Cremes e Samuel Marins Esteves Farias, este último também com medalha de bronze na categoria regional.

Representando a Emeb Gustavo Teixeira na categoria “nível 2” (8ª série) receberam a menção honrosa os alunos Miguel Godoi Biscalchim, Camilla Leo Ferreira dos Santos, Joasilley Marinho da Silva e Yasmin Gonzales Boloni, que, além disso, também foi agraciada com a medalha de bronze regional.

18ª OBMEP bate recorde

Maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) cresceu ainda mais este ano. Realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP bateu dois recordes: número de escolas, com 55,3 mil instituições, e de municípios, com a incrível marca de 5.563 cidades – alcançando 99,87% dos municípios brasileiros. No total, mais de 18,3 milhões de alunos participaram da competição.

A novidade deste ano ficou por conta do aumento no número de medalhas. Em nível nacional, foram distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes.

Além da tradicional premiação nacional, os mais bem colocados de cada unidade federativa também foram premiados. A organização ofereceu 20,5 mil medalhas regionais.