Previsão para Domingo
26 FEV 2024
São Pedro apresenta Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos
Considerado um marco para a cidade, o documento vai nortear as ações de desenvolvimento sustentável urbano e encontra-se disponível para consulta pública no site da Prefeitura até o dia 6 de março.
A Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, apresentou seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), documento fundamental para nortear as ações de desenvolvimento sustentável urbano.

O PMGIRS foi exposto na última semana, em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Pedro, que contou com a presença e com a participação de representantes da sociedade civil, de associações do terceiro setor, do comércio, além de empresários e autoridades do Executivo e Legislativo municipal.

Elaborado durante o ano de 2023, o documento é fruto de um trabalho conjunto da Coordenadoria com a PGR Engenharia e Sustentabilidade e com a colaboração de outras pastas da Prefeitura, como a Secretaria de Saúde e a Coordenadoria de Serviços Urbanos.

“Além de contribuir para a preservação ambiental, a implantação desse plano promoverá a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade”, celebrou o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, que também marcou presença na audiência pública, acompanhado do secretário de Saúde, Leandro Carneiro Sanches, do diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro (Saaesp), José Rubens Françoso, e dos vereadores Adilson de Jesus, o Branco, presidente do Legislativo; Dudu, Adriano Vitor e Du Sorocaba.

A partir de diagnósticos, prognósticos e metas, foram definidas diretrizes e ações sobre coleta, transporte, disposição final, tratamento, custos, infraestrutura e mão de obra em todas as categorias de resíduos.

A professora doutora Adriana Nolasco, diretora executiva de Engenharia e Sustentabilidade da PGR Engenharia, conduziu o trabalho de apresentação do plano municipal e, na etapa das sugestões, juntaram-se à mesa outros colaboradores, como Ana Maria de Meira Lello, engenheira florestal e responsável técnica do PMGIRS; a assistente social Celise de Oliveira Romanini; a analista responsável pela Gestão de Resíduos Sólidos, Aline Lima; e o coordenador de Meio Ambiente de São Pedro, Rogério Bosqueiro Júnior.

“Em poucas palavras, queremos garantir água nas nossas torneiras, sombra nas nossas calçadas, habitat para nossa fauna, uma cidade mais limpa e crianças se tornando adultos responsáveis e conscientes de seus papeis no mundo. No futuro, serão elas quem poderão usufruir dos benefícios dessas políticas e, quem sabe, folheando as páginas desses documentos, continuar cobrando a execução das metas propostas pelos seus pais”, disse Bosqueiro Jr.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos permanece disponível para consulta pública até o dia 6 de março. A consulta do documento encontra-se no site da Prefeitura de São Pedro. As contribuições podem ser feitas pelo e-mail da Coordenadoria do Meio Ambiente.

Após essa etapa, serão feitas as últimas revisões e o documento será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal e posterior sanção do prefeito para, enfim, tornar-se Lei municipal.

Serviço:

Link para a consulta pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos:

E-mail para os comentários e contribuições para o PMGIRS:
eioambiente@saopedro.sp.gov

Prazo final para as contribuições: