Previsão para Quarta-feira
28 SET 2023
Atividades da Semana da Árvore reúnem 300 pessoas
Plantio de mudas nas escolas
Programação realizada de 18 a 23 de setembro incluiu trilhas guiadas, plantio de árvores, palestra e outras atividades
Trilhas guiadas nos Parques Ernesto Baltieri e Marcelo Golinelli, visita monitorada ao Zoológico de Piracicaba, oficina sobre Sistemas Agroflorestais e plantio de árvores. Estas foram algumas das atrações da Semana da Árvore 2023, organizada pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e com participação de aproximadamente 300 pessoas no período de 18 a 23 de setembro.

O objetivo principal foi conscientizar a população sobre a importância das árvores com atividades para diferentes perfis de público e celebrar o Dia da Árvore, no dia 21 de setembro.

As visitas guiadas pelos monitores da Educação Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente ao Parque Ernesto Baltieri movimentaram aproximadamente200 alunos da rede municipal de ensino. A visita permitiu aos alunos contato com a arborização do parque, além da confecção de bombas de semente que serão usadas para plantio.

Os alunos das escolas estaduais José Abílio de Paula e ETEC “Gustavo Teixeira” também foram contemplados pela semana temática. Eles participaram da trilha guiada pela equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente e pela Fundação Florestal no Parque “Marcelo Golinelli”. Na trilha, a arborização e elementos naturais do parque estão entre os temas abordados com os estudantes.

O plantio de árvores aconteceu nas escolas municipais do ensino infantil e em propriedade rural. Também houve doação de mudas de árvores para interessados.

A visita monitorada ao Zoológico Municipal de Piracicaba foi a ação realizada para os moradores da Casa dos Velhinhos de São Pedro e para o Grupo “Vaidosos”. A atividade integrou do 3°Encontro do Projeto Bacia Caipira, que reuniu idosos de outras cidades da região.

O último dia de atividades foi voltado para os Sistemas Agroflorestais (SAFs), com oficina apresentada por Ana Clara Rocha, engenheira agrônoma e líder da área de P&D da Rizoma Agro. A oficina abordou parte teórica e exercício prático para instalação de SAF.

“A Semana da Árvore foi um momento muito especial e enriquecedor de troca de saberes com diferentes munícipes, desde crianças até idosos. Esperamos ter proporcionado uma oportunidade de refletir e se aproximar da natureza  de forma prazerosa e divertida, e que essa reflexão se permaneça na sociedade sem se restringir a datas temáticas”, disse Emily Sakurai, analista de educação ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente.