Previsão para Sexta-feira
01 SET 2023
Nova tabela SUS Paulista beneficiará serviços de saúde de São Pedro
Foto Noticia Principal Grande
Deputado estadual Helinho Zanatta, Érica Setten Pedronetti, da Diretoria de Planejamento da DRS-X (Departamento Regional de Saúde) e o secretário de Saúde de São Pedro, Leandro Sanches, no anúncio da nova tabela do SUS Paulista
Medida auxiliará no financiamento do SUS, reduzindo os gastos da arrecadação total e auxiliando a administração municipal no planejamento e aplicação de recursos em novos serviços de saúde e na ampliação dos existentes

Aprimorar o atendimento público e, ao mesmo tempo, reduzir o orçamento do custeio da saúde representa a equação dos sonhos de toda a administração municipal. Na última segunda-feira, 28, após o Governo de São Paulo anunciar um novo mecanismo de repasse para o Sistema Único de Saúde, este sonho deve, enfim, tornar-se realidade já a partir de 2024.

O mecanismo, chamado de nova tabela do SUS Paulista, beneficiará 354 hospitais no Estado e vai repassar até quatro vezes a tabela do Governo Federal, de acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas. A atualização da tabela – que fixa os valores que os hospitais filantrópicos e privados devem receber por prestar serviços a pacientes do SUS – é uma demanda antiga das instituições particulares.

“Essa medida vai auxiliar no financiamento do SUS no Estado de São Paulo, reduzindo o aporte financeiro de recursos próprios que atualmente, em São Pedro, está acima de 35% da arrecadação total do município”, disse o secretário de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, Leandro Carneiro Sanches, que marcou presença no evento de lançamento da nova tabela do SUS, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que também celebrou os 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). O evento reuniu secretários, deputados e representantes da área de saúde no Estado. “Com a remuneração dos procedimentos feita, por parte do Estado, de forma mais correta e justa, a administração municipal conseguirá planejar a aplicação de recursos em novos serviços e ampliar os existentes”, acrescentou.

Santa Casa de São Pedro

A nova tabela do SUS Paulista não apenas viabilizará o funcionamento operacional do Hospital Beneficente São Lucas, a Santa Casa de São Pedro, como também deve impactar diretamente na saúde do são-pedrense, uma vez que nesta unidade são realizados cerca de 70% dos atendimentos e 100% dos serviços de pronto atendimento do município, seja por convênio médico ou SUS (Sistema Único de Saúde).

Entre os procedimentos que serão reajustados com a Tabela SUS Paulista está a cirurgia de apêndice, que passará de R$ 414,62 para R$ 1.865,79, o que representa um aumento de 350% no valor repassado pelo Estado ao município para cada cirurgia deste tipo.

Somente nos últimos 12 meses, foram realizadas 1.989 cirurgias, de diversos tipos, no Hospital São Lucas de São Pedro, além de 15.210 atendimentos ambulatoriais, 341.906 procedimentos ambulatoriais e exames.

Foram 290 pacientes internados na UTI nos últimos 12 meses. A partir de 2024, a Secretaria de Saúde do município receberá do governo o dobro de recursos que recebe hoje para cada internação na ala de terapia intensiva.

O Hospital São Lucas também realizou 354 partos nos últimos 12 meses. Para incentivar a ampliação de partos normais no SUS, o valor pago pelo Governo de São Paulo vai aumentar de R$ 443 para R$ 2.217, por procedimento – remuneração superior à das cesáreas, que também subirá de R$ 545,73 para R$ 2.182,92.

A economia nos cofres públicos auxiliará, também, a administração de São Pedro a seguir ampliando o número de especialidades médicas disponibilizadas ao cidadão. Atualmente os pacientes são-pedrenses têm à disposição um total de 39 especialidades médicas, 18% a mais que em 2022.