Previsão para Domingo
30 AGO 2023
PARCERIAS
Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi está na praça Gustavo Teixeira
Atividades começaram na terça-feira, 29. Aproximadamente 2.000 alunos da rede municipal de ensino vão participar
A praça Gustavo Teixeira  será o endereço Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi  até o dia 17 de setembro.  No espaço, devem passar quase 2.000 alunos do 6º ao 9º ano de toda a rede municipal de ensino para participar de visitas monitoradas com divulgação de informações e de experiências com a utilização de kit de robótica educacional, softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, impressoras 3D e robôs humanoides.

“Esta é uma ação que agrega conhecimento e tecnologia e será fundamental para estimular os alunos nesta área fundamental.  O Sesi garante tecnologia e aprendizado para nossa rede municipal de educação” , disse o prefeito Thiago Silva.

A ação é mais uma parceria da Prefeitura de São Pedro e do Sesi, complementando ações iniciadas e 2021, como aulas de robótica já desenvolvidas nas escolas e o Projeto Atleta do Futuro, que promove a prática de oficinas em diversas modalidades esportivas para o aluno.

Na prática, os estudantes assistem a ações como a montagem de um cubo mágico por um robô, uma frase escrita também sem contato humano e outras experiências com tecnologia.

“Todos os alunos do 6º ao 9º ano vão conhecer a carreta como parte do nosso processo de letramento digital. Serão 15 dias de muito aprendizado para a rede municipal de educação”, informa a secretária de Educação Samanta Bontorim. Ela destaca também que a ação comprova a possibilidade de proporcionar este tipo de atividade para a rede pública de ensino. “E isso é fantástico”.

João Paulo Furlan, professor do curso de robótica da rede municipal, vê a atividade como oportunidade para os estudantes. “Esse curso de robótica educacional vai permitir que todos os alunos  de São Pedro tenham oportunidade de ter contato com este tipo de tecnologia e isso acaba estimulando-os”, destacou.

APROVADO - O conteúdo apresentado foi aprovado pelos estudantes. “Gostei bastante”, disse Victor Luan Santos, aluno da primeira turma da atividade, formada por estudantes do 9º ano da Emeb Abdala Rahal Farhat Neto. “Achei muito legal. Me interessei pelo tema”, relatou João Pedro Falcão. Vitor Soares contou que pretende se aprofundar no assunto. “Achei bem interessante”.

Para a professora de Matemática Michelle de Oliveira da Cunha, o estímulo desperta interesse e curiosidade. “Para muitos é uma experiência nova de ver essas ações presencialmente e não apenas pela internet”.

Instrutor da atividade pelo Sesi, Felipe Stark conta que entre os objetivos da atividade estão contextualizar como a robótica faz parte do dia a dia e vai estar cada vez mais inserida na rotina. “Queremos plantar essa semente para o estudante olhar para este tema”, afirmou.

A visita guiada é considerada uma metodologia de ensino enriquecedora e interativa, que oferece aos participantes a oportunidade de explorar a Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia, do Sesi, apresentando a temática de tecnologia e educação.

Por meio de explicações, demonstrações e exemplos com montagens e execução de programações, a visita estimula o interesse, a curiosidade e a participação ativa dos visitantes, ao promover aprendizagem mais significativa e despertando o interesse em temas transversais, presentes na abordagem STEAM, termo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Entre as diversas montagens apresentadas aos estudantes estão o dançarino imitando uma apresentação do Tiktoker, o resolvedor de cubo mágico e até o braço robótico Dobot, com tecnologia semelhante às utilizadas em indústrias de grande porte.

Créditos das fotos: Paulo Zanzini/Prefeitura de São Pedro