Previsão para Domingo
25 AGO 2023
OBRAS PÚBLICAS
Prefeito Thiago Silva visita mais de dez obras em andamento na cidade
Novo hospital
Acompanhado do secretário de Obras, o chefe do Executivo municipal vistoriou obras de infraestrutura, transporte, saúde, educação, lazer e cultura

Na quinta-feira, 24, o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, vistoriou algumas obras do município em fase final de construção e outras já bem adiantadas no cronograma de execução. As obras visitadas representam investimentos de aproximadamente R$ 14 milhões, vindos de convênios ou recursos municipais.

Acompanhado do secretário de Obras, Caio Piedade, ele fez a primeira parada no Terminal Rodoviário “Pedro Bragagnolo”, porta de entrada para os turistas que visitam São Pedro. Durante a vistoria, o chefe do Executivo conferiu de perto a nova cobertura instalada, suportada por uma estrutura de 4 colunas de 7 toneladas cada, com 21 metros de largura. A área externa também teve ampliada de uma para cinco as plataformas de embarque e desembarque.

“A reforma vai atender as demandas da nossa cidade, que vem num crescente desenvolvimento, e vai impactar positivamente a rotina de todos aqueles que utilizam cotidianamente o terminal”, destacou o prefeito, que citou também os benefícios que a obra trará para os usuários do transporte coletivo municipal e de excursões.

Em seguida, o prefeito e o secretário se dirigiram a um dos principais pontos turísticos de São Pedro, o Parque “Maria Angélica Manfrinato”, que passa por uma grande revitalização, que tornará o local ainda mais agradável, com mudanças no paisagismo e no calçamento do local. O espaço de lazer também vai ficar mais inclusivo, com a instalação, entre outros itens, de balanço para cadeirantes. Os sanitários também foram completamente reformados e modernizados.

O próximo local visitado foi o bairro Vista Alegre, que, graças a um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, será 100% pavimentado e receberá, ainda, uma nova praça com academia ao ar livre. A obra está em fase de conclusão.

No bairro Estância Água Mineral, mais conhecido por Capim Fino, o prefeito e o secretário também verificaram a pavimentação da região, uma grande obra recentemente concluída pela Prefeitura e que garantirá melhoria na mobilidade e infraestrutura do local. Além das galerias pluviais, foram instalados, ainda, quase 4.500 metros lineares de guias e sarjetas e 16.500 metros quadrados de pavimentação.

O município também terá um novíssimo hospital, o Hospital Dia, localizado no bairro São Benedito. Serão 15 novas salas de consulta, um moderno centro cirúrgico, com ala de internação e salas de procedimento, como coleta de sangue e vacinação. Tudo com atendimento gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde.

Outra obra fundamental para a saúde do povo são-pedrense é a UBS São Dimas, segunda da cidade em número de pacientes atendidos. O local, também em fase adiantada de execução, está sendo reformado e ampliado para melhor atender moradores do bairro São Dimas e região.

Ainda nesta área tão importante para o município, o prefeito também verificou as obras adiantadas da Central de Transporte da Saúde, construída atrás do Hospital São Lucas, que centralizará a logística e o deslocamento das ambulâncias no atendimento emergencial e o transporte gratuito de pacientes que precisam realizar exames e consultas em outros municípios. Nos últimos 12 meses, a administração municipal já realizou mais de 5.300 remoções e 600 viagens, beneficiando 24 mil pacientes.

Na Educação, outra importante conquista para São Pedro: a ampliação da escola Guido Dante. Localizada no bairro São Thomé, a unidade escolar contará com mais salas de aula e maior capacidade de vagas, zerando filas e oferecendo melhores condições aos alunos.

“Investir em educação é um ponto-chave para garantir o futuro das nossas crianças. E melhorar a infraestrutura dos centros educacionais sempre foi um compromisso da administração”, disse o prefeito, que saiu bastante animado do local após a visita de vistoria.

No bairro Jardim Nova Estância, o prefeito verificou de perto as obras de reforma do Fundo Social de Solidariedade. No local, que deve ser inaugurado ainda neste ano, também está sendo construída uma Cozinha-Escola, dotada de toda a infraestrutura de uma moderna cozinha industrial, com amplos fogões, balcões e câmara fria.

“Aqui a Prefeitura disponibilizará ao cidadão uma série de cursos gratuitos de gastronomia e confeitaria, principalmente para as famílias em estado de vulnerabilidade social”, adiantou o prefeito enquanto caminhava pelo local.

O prefeito aproveitou a ida até o centro para verificar a última etapa da reestruturação de outro cartão postal da cidade: o Museu Gustavo Teixeira, um dos pontos mais tradicionais de São Pedro, que está passando por uma ampla revitalização, com pintura e projeto de acessibilidade, e que em breve estará disponível para visitação turística e da população, em geral.

Por fim, na Praça do Fórum, verificou o início dos trabalhos de manutenção, revitalização e limpeza de um dos espaços de lazer preferidos da vizinhança, que contará também com lâmpadas LED e uma nova academia ao ar livre.

Créditos das fotos: Daniel Machado/Prefeitura de São Pedro