Previsão para Domingo
24 AGO 2023
Novo programa da Educação estreia com feijoada servida aos alunos
“Conhecendo Sabores” quer despertar novos e saudáveis paladares nos alunos da rede; um prato típico será servido uma vez por mês
Que tal saborear um prato diferente da rotina das refeições servidas nas escolas?  É o que propõe o programa “Conhecendo Sabores”, da Prefeitura de São Pedro, que teve sua  ‘estreia’ na semana passada. No cardápio, um dos maiores clássicos da culinária brasileira: a feijoada. Com direito a arroz, feijão preto com calabresa, lombo suíno, carne bovina em cubos, acompanhada de uma saborosa salada de couve e farinha de mandioca e, de sobremesa, uma doce e suculenta laranja.

A iniciativa quer proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino novas, saudáveis e enriquecedoras experiências culinárias. Hoje são preparadas, em média, 32 mil refeições diárias pela Cozinha Piloto, entre café da manhã, lanches, almoço e jantar. Além dos alunos da rede municipal de ensino, recebem as refeições os estudantes da rede municipal e instituições como a Legião Mirim e Apae, além dos alunos do EJA.

Segundo a secretária de Educação de São Pedro, Samanta Bontorim, o programa tem como objetivo principal preparar pratos típicos brasileiros e, desta forma, oferecer aos alunos a oportunidade de explorar novos paladares.

“Acreditamos que a alimentação é fundamental para o aprendizado e bem-estar dos nossos estudantes, e é por isso que buscamos proporcionar experiências culinárias enriquecedoras”, disse a secretária. “Uma vez por mês nossos alunos terão a oportunidade de degustar um prato diferenciado, cuidadosamente preparado para preservar os valores nutricionais essenciais”, acrescentou.

AVALIAÇÃO POSITIVA – A primeira experiência do Conhecendo Sabores teve repercussão positiva. “Recebemos emails de várias escolas com elogios, relatando que as crianças gostaram bastante”, relata a nutricionista Marina Palu, responsável técnica pela Merenda Escolar.

“Gostei muito da comida da escola hoje (no dia do início do programa). Comi farofa, feijoada, salada e arroz, foi muito bom” contou Isadora Borges, aluna da Emeb Gentila Iolanda da Silva Frare.

Estudante da mesma escola, Thales Francisco também aprovou. “Eu amei comer salada, arroz, feijoada e farofa”, relatou. “A feijoada estava muito gostosa, principalmente a salada”, disse Enzo Ramos

A refeição diferenciada também deixou gostinho de quero mais. “A comida estava ótima. Adorei a feijoada. Tomara que tenha mais vezes”  disse Livia Manzzato.
“Gostei bastante porque o almoço nunca foi assim e estava muito gostoso”, contou Alycia Manfrinato.

A refeição também gerou memória afetiva. “A comida foi muito boa porque todo mundo gosta desse prato. A feijoada está boa igual a da minha mãe”, disse Lauane Arruda.

A próxima edição do “Conhecendo Sabores” está agendada para setembro, com um novo e delicioso prato.

Fotos: Ivan Ramalho/Secretaria da Educação