Previsão para Domingo
06 JUL 2023
Revolução de 32 é tema de exposição em escola municipal

A Revolução Constitucionalista de 32, que no dia 9 de julho completa 91 anos, foi tema de uma exposição na Emeb Professor Benedito Modesto de Paula. Réplicas de cartazes, fotografias e uma seleção especial de objetos históricos, como baionetas, capacetes, ogivas e sabres de cavalaria que fazem parte da coleção pessoal do diretor da escola, Paulo de Tarso, atraíram a atenção dos alunos e contribuíram para a imersão no período histórico.

Também fizeram parte da exposição cartazes elaborados pelos estudantes do 9º ano da escola Os alunos retrataram momentos significativos e marcantes dessa  revolução, marcada pelo confronto armado entre forças paulistas contra o governo de Getúlio Vargas. Os cartazes não apenas ilustram os eventos históricos, mas também transmitem as emoções e os ideais que envolveram a luta pela democracia e pela valorização dos direitos constitucionais naquele momento.

Samuel Silva, de 9 anos, aluno do 4º ano, foi um dos que visitou a exposição.  “Achei muito legal. Gosto de coisas ligadas à 1ª e à 2ª Guerra e ver esses materiais foi muito interessante. Até fiz um desenho”, contou.

Gabriella Nogueira, de 10 anos, aluna do 5º ano, também gostou. “Achei os desenhos bem criativos e gostei das espadas também”. Os diferentes tipos de capacete, os primeiros fabricados em aço no Brasil, chamaram a atenção do aluno Rikelmy Duarte, do 4º ano.

Os itens autênticos proporcionaram aos visitantes uma experiência sensorial que estimula a conexão com o passado e a melhor compreensão das circunstâncias e desafios enfrentados pelos combatentes da Revolução de 32.

A iniciativa da exposição surge como um complemento aos estudos sobre a Revolução de 32 que são realizados pelos alunos do 9º ano na disciplina de História.

A exposição é uma forma de aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e compartilhar com os demais estudantes da escola essa importante página da história brasileira.

HOMENAGEM –  A Prefeitura de São Pedro vai realizar  às 9h do dia 9 de julho, domingo, na praça Adolpho Bonifácio Bragaia, a praça do Fórum, homenagem aos combatentes da Revolução de 1932.
A participação neste evento  que tem o objetivo de honrar a memória dos combatentes, é aberta a todos os interessados.