Previsão para Domingo
21 JUN 2023
Atividades da Semana do Meio Ambiente reuniram mais de 280 participantes
Caminhada Ecológica terminou com café da manhã comunitário

Os eventos realizados pela Prefeitura de São Pedro, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, para marcar a Semana do Meio Ambiente 2023 reuniram mais de 280 pessoas. Foram organizados 5 eventos no período de 27 de maio a 9 de junho.

“A Semana do Meio Ambiente 2023 cumpriu seu papel mais uma vez, fomentando consciência e amor pela natureza de São Pedro e muita reflexão sobre nossa relação com ela. Os eventos reuniram diretamente mais de 280 participantes, que com certeza multiplicaram suas experiências e conhecimentos com outras dezenas de pessoas”, disse o coordenador de Meio Ambiente, Rogério Bosqueiro Júnior.

A programação teve início no dia 27 de maio, com a Feira do Escambo, evento que promoveu o consumo consciente, uma viagem de volta ao passado, aprendizado com ancestrais e transações comercias por meio da troca de mercadorias. A atividade rendeu também a cartilha “Guia dos Brechós de São Pedro-SP”,  iniciativa que visa promover formas de consumo mais responsáveis. O material está disponível no site da Coordenadoria de Meio Ambiente:https://meioambientesaopedro.wixsite.com/meioambientesaopedro/biblioteca-digital.

O evento “Meio Ambiente sob o olhar dos povos originários” foi uma conversa com o Coletivo dos Alunos do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar - que reuniu oito grupos étnicos no CEA (Centro de Educação Ambiental).

Na conversa foi destacada a importância de resgatar e proteger os costumes dos nativos do país que veem sua casa ameaçada. O evento teve como público-alvo os alunos da Rede Municipal do Ensino Fundamental II.

A 2ª Caminhada Ecológica realizou um percurso de 4km, com saída da antiga balança municipal. Os participantes seguiram a trilha do Parque Marcelo Golinelli até o deck mais alto para compartilhar um café da manhã, oportunidade para apreciar um dos patrimônios naturais mais preciosos de São Pedro: a cuesta, nome “oficial” ou serra.

No dia 6 de junho, o professor doutor Giancarlo Scardia, da Unesp, apresentou a palestra “Desvendando o Passado Geológico de São Pedro”, que relatou uma viagem no tempo sobre a geologia da cidade.

O evento de encerramento aconteceu no dia 9 de junho, com a Noite das Estrelas, uma observação guiada dos astros realizada no Parque Marcelo Golinelli por meio de telescópios de última geração dos guias, os físicos Sérgio Matekatto e Warner Beranger.