Previsão para Sexta-feira
31 MAI 2023
Reunião com agentes comunitários de saúde destaca obras e ações da Prefeitura
Foto Noticia Principal Grande
Prefeito Thiago Silva realizando apresentação de obras, ações e também uma nova ferramenta de comunicação para facilitar acesso a informação
Como o próprio nome diz, o agente comunitário de saúde tem a função de promover ações de saúde na comunidade, mas por ser esse elo tão importante com a população, os agentes, que em São Pedro formam um grupo de quase 70 pessoas, transformaram-se também em importante fonte de informação para a população que atendem.

Para falar das várias ações e obras realizadas pela Prefeitura de São Pedro e apresentar nova ferramenta que vai facilitar o acesso da população aos serviços públicos, o prefeito Thiago Silva reuniu no sábado, 27,os agentes comunitários e outros servidores da Saúde.

A reunião de trabalho começou com a apresentação de números pelo secretário de Saúde, Leandro Sanches. Entre outras informações, o secretário destacou que entre janeiro e o dia 26 de maio foram recepcionados nas unidades de saúde do município 67.302 usuários. As visitas domiciliares, realizadas pelos agentes comunitários, somam 25.883 no mesmo período.

“São números que evidenciam o serviço de qualidade prestado pelos agentes. É um trabalho conjunto, realizado em equipe. A atuação de vocês é um retrato de como estamos bem. Vocês são olhos, ouvidos, penas e braços da saúde”, disse o secretário.

POPULAÇÃO EM CRESCIMENTO – Ao iniciar sua fala, o prefeito Thiago Silva lembrou que a população de São Pedro foi uma das que mais cresceu, de acordo com levantamento do IBGE, que estimou crescimento de 7,42% no número de habitantes no município nos últimos 12 anos, período em que várias cidades da região registraram queda na população.

“Ninguém decide mudar-se para uma cidade que não tem conforto, qualidade de vida, segurança, vaga em escola, saúde. As pessoas estão escolhendo São Pedro porque os serviços são excelentes”, destacou o prefeito.

Ao apresentar a lista de obras que representa mais de R$ 60 milhões em investimentos, o prefeito lembrou que São Pedro tem 68 bairros e alguns sem infraestrutura ideal, por isso a lista de obras em andamento, concluídas ou planejadas inclui itens como pavimentação, construção e ampliação de escolas, construção de almoxarifado, de praças, várias melhorias na saúde, como a compra e reforma de um segundo hospital e também ações voltadas ao Meio Ambiente, como a construção de um viveiro de mudas, à cultura, como reforma do Museu Gustavo Teixeira e ao Turismo, como o 20º Encontro de Motociclistas que acontece de 13 a 16 em julho e terá como atrativo um show do RPM, do dia 14.

Também participaram os vereadores Adriano Vitor,  Toninho da Sorveteria e Cleuza Barros, além dos secretários Claudinei Arruda (Governo), Ronaldo Gasparelo (Turismo, Cultura, Esportes e Lazer).

NOVA FERRAMENTA – O prefeito também falou aos agentes sobre a nova ferramenta de comunicação que vai permitir, pelo WhatsApp da Prefeitura – (19) 3481 9200, acesso a vários departamentos, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre serviços e ações. A ferramenta pode ser usada por toda a população.

AVALIAÇÃO POSITIVA - Lucas Rodrigues Stenico, agente comunitário de saúde da UBS Dorothea, aprovou o encontro. “Gostei muito da reunião. Tudo muito informativo. Muita coisa que eu, mesmo sendo um agente público, não sabia, até mesmo na nossa área, que é a saúde. Não tenho conta na rede social, o que dificulta ainda mais o acesso às ações da Prefeitura. E tem muitos cidadãos, principalmente os idosos, que também não tem esse acesso (às redes sociais). O agente comunitário de saúde é o vínculo da Prefeitura com a comunidade, daí a importância de estarmos sempre bem informados”.

Como ela mesma diz, Maria Claudina, agente cuidadora da Umis, é “encantada” por São Pedro. “Vim passear aqui em um Carnaval e me apaixonei por essa cidade. O são-pedrense precisa abrir os olhos para o crescimento do município.  Percebo isso porque vim de fora e percebo nitidamente o potencial e o quanto São Pedro cresceu nos últimos quatro anos em todas as áreas”.

Para ela, o encontro é importante pois os agentes são o elo da prefeitura com o cidadão. “Levamos informações sobre  direitos, recebemos demandas, reclamações. Tudo o que foi apresentado aqui hoje, sobre as obras e ações da prefeitura, certamente vão aprimorar bastante nossa abordagem junto à comunidade”, afirmou.