Publicação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações lista São Pedro entre as cidades que, a partir do dia 30 de maio, passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone. Na prática, significa a liberação para instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades.
A medida, no entanto, não significa instalação imediata da tecnologia, que depende do planejamento individual de cada operadora de telefonia.
A internet 5G é a mais avançada tecnologia de internet móvel do mundo, capaz de oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida.
Para garantir o acesso a esta importante tecnologia, a administração municipal vem trabalhando em diversas frentes em parceria com os governos estadual e federal.
São Pedro inteligente
O acesso ao 5G facilita acesso a prontuários eletrônicos nas unidades de saúde, telemedicina, sistemas de vigilância interconectados para reforçar a segurança pública, soluções de controle do fluxo de pedestres e veículos, uso de plataformas digitais e recursos de realidade virtual nas escolas, ampliação da oferta de energia renovável e melhorias na própria gestão pública, com a integração de sistemas e um maior controle dos processos.
“Com São Pedro mais conectado, haverá também maior desenvolvimento e implantação de novas soluções tecnológicas capazes de melhorar os serviços prestados à população e aos turistas da cidade. O 5G é essencial para o crescimento de todos os setores da economia”, disse o prefeito Thiago Silva.