Previsão para Quinta-feira
04 MAI 2023
Com investimentos de R$ 200 milhões, São Pedro terá 1.760 novas casas e terrenos populares
Foto Noticia Principal Grande
Legenda: Os novos bairros Samambaias 1 e 2 vão oferecer terrenos de 160 a 200 metros quadrados
A realização do sonho da casa própria estará acessível para a população, com financiamento em até 360 parcelas
A localização privilegiada e as belas paisagens de São Pedro estão atraindo investimentos não só no setor de turismo, mas também no mercado imobiliário. Ao longo dos próximos três anos, o município receberá um aporte de R$ 200 milhões de duas grandes incorporadoras, valor que vai viabilizar 1.760 novas unidades habitacionais no município, que contarão com infraestrutura completa, pavimentação asfáltica, guias e sarjetas, galerias pluviais, rede de água e esgoto, energia elétrica e iluminação pública, além de área reservada para a instalação de creche e Unidade Básica de Saúde (UBS).

Com o prolongamento de aproximadamente 1.000 metros da avenida Aureliano Esteves, na região do bairro São Francisco, a empresa Ecovita investirá R$ 164 milhões na construção de 982 casas populares, de 44 metros quadrados cada, com financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Serão terrenos de 160 metros quadrados e outros 52 lotes mistos para comércio.

Os bairros Samambaia 1 e Samambaia 2 também receberão recursos vultosos. A VBP Negócios Imobiliários planeja um investimento de R$ 35 milhões, dividido em duas etapas. Em uma área de 584 mil metros quadrados serão disponibilizados 778 terrenos populares, de 160 metros quadrados a 200 metros quadrados cada.

Segundo o presidente da VBP Negócios Imobiliários, Renato Vidotti, já foram gerados 150 empregos diretos e indiretos no empreendimento, número que aumentará expressivamente com a continuação da obra, evolução do projeto e o desenvolvimento do bairro. Ele revela que, no processo de escolha dos municípios, pesaram a favor de São Pedro o “desenvolvimento, qualidade de vida, cultura local com seus habitantes e a projeção de crescimento”.

“Além da realização do sonho da casa própria, empreendimentos habitacionais como estes fazem a economia de São Pedro girar, atraindo comércios, construtoras, empreiteiras, lojas de materiais de construção e o principal, ativando a mão-de-obra local, gerando muitos empregos e fortalecendo toda a cadeia de serviços e suprimentos, além de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do município”, disse o executivo.

Função social

O prefeito de São Pedro, Thiago Silva, destaca a função social destes empreendimentos, localizados em ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), uma vez que cumprem as premissas do Plano Diretor do município na Lei de Zoneamento.

“Esses programas habitacionais viabilizam o sonho da casa própria, acessível à população de baixa renda, pois podem ser financiados em até 360 parcelas com 30 anos para quitação total da dívida. Isso é fundamental para São Pedro, município que registrou o maior crescimento populacional da região em 2022, destaca o Chefe do Executivo.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), São Pedro registrou crescimento populacional de 7,42% em 2022, um dos maiores índices da Região Metropolitana de Piracicaba.

Planta Popular

Além dos subsídios e do financiamento bancário, os mutuários podem dispor de outro importante benefício: o “Planta Popular”, programa da Prefeitura de São Pedro que oferece gratuitamente seis projetos de construção padrão (de 45,99 metros quadrados a 69,54 metros quadrados) para residências de pessoas que morem no município há, pelos menos, três anos.

O benefício está disponível somente aos que possuem um imóvel cadastrado e renda familiar de até quatro salários mínimos. Também é necessário ser proprietário de terreno regularizado para construção.